segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prefeito inaugura na Rocinha Centro para Pessoa com Deficiência e Centro Municipal de Saúde

Ampliado, centro de saúde vai garantir atendimento para toda a comunidade

Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes, ao lado da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Isabel Gimenes, inaugurou nesta quinta-feira, 20 de janeiro, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, em São Conrado. A unidade, cujo trabalho será voltado a atividades e serviços inclusivos, promete beneficiar cerca de 300 pessoas por mês, entre crianças, jovens e adultos com deficiência.

Serão oferecidas aulas de informática, reabilitação, passeios culturais e colocação no mercado de trabalho. Vale destacar que todas as atividades oferecidas pelo Centro de Referência serão acompanhadas por uma equipe de fonoaudiólogos, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos.

Em seu discurso, o prefeito do Rio afirmou que este é o primeiro dos seis Centros de Referência que pretende instalar na cidade.

- Ao longo desses dois anos, produzimos muitos avanços no Rio. E inaugurar esse Centro é um belo exemplo do que queremos para toda a cidade, que é justa e sem preconceitos. Por isso, pretendemos inaugurar mais cinco unidades nas regiões de Santa Cruz, Realengo, Irajá, Del Castilho e Jacarepaguá - disse Eduardo Paes, também acompanhado pelos secretários municipais de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, e de Educação, Cláudia Costin.

Foto: Beth SantosA secretária Isabel Gimenes deu mais detalhes sobre o trabalho a ser realizado na Rocinha.

- O Centro vai atender a uma imensa demanda da comunidade, que nos ajudou a definir quais atividades seriam oferecidas aqui. Portanto, além da reabilitação, teremos um núcleo de inclusão digital para facilitar a vida do portador de deficiência, que também será preparado para o mercado de trabalho. Queremos transformar o Rio de Janeiro
emFoto: Beth Santos uma cidade para todos - falou Isabel.



O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare) fica na Avenida Niemeyer, 776.
Centro Municipal de Saúde Albert Sabin é inaugurado na Rocinha

Foto: Beth SantosDo Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, o prefeito do Rio seguiu para o alto da Rocinha, onde centenas de pessoas, entre autoridades e moradores, o esperavam para a inauguração do Centro Municipal de Saúde Albert Sabin, entregue à população totalmente reformado e ampliado para atender 24 mil pessoas que vivem naquela região. Ao lado da subsecretária de Saúde Anamaria Schneider e do subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, o prefeito Eduardo Paes visitou as instalações da nova unidade, que vai oferecer 100% de cobertura aos moradores da Rocinha.

- Estamos simplesmente fazendo uma revolução na Rocinha. Começamos esse trabalho no ano passado, com a UPA da Rocinha, com a Clínica da Família, e hoje a cobertura está completa. Todo morador da Rocinha terá um médico particular. E vamos avançar ainda mais para que a população dessa cidade seja atendida por equipes médicos competentes em clínicas de qualidade. - disse o prefeito, completando que a Prefeitura se mantém firme na meta de cobrir 40% da população com atenção básica.Foto: Beth Santos

- Já estamos com quase 20%, que equivale a 1,5 milhão de pessoas atendidas. Este ano ainda vamos inaugurar muitas clínicas- concluiu o prefeito, também acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

Com investimento de R$ 1,2 milhão, o Centro Municipal de Saúde Albert Sabin vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h. Com seis equipes médicas e duas de saúde bucal, a unidade oferecerá exames laboratoriais, pré-natal, vacinação, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e
outras doenças.

Foto: Beth SantosO Centro Municipal de Saúde Albert Sabin fica na Estrada da Gávea, 250.



Texto: Flávia David
Fotos: Beth Santos









Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

0 comentários: