sexta-feira, 14 de julho de 2017

Una-SUS/UFMA lança 5 novos livros com padrão ISBN na plataforma Ares

Disponibilizar o conhecimento por meio das mais variadas ferramentas de ensino. A Una-SUS/UFMA continua investindo na produção de livros com padrão de qualidade do International Standard Book Number (ISBN) e lança cinco novos exemplares. Quatro deles compõem a coleção dos Cadernos de Saúde da Família com os títulos Alimentação e Nutrição, Saúde da Mulher , Saúde Mental e Doenças Transmissíveis, e o quinto livro é parte da coleção de Epidemiologia.

Os conteúdos  foram selecionados com base nos mesmos critérios usados para a produção dos cursos da universidade: relevância, atualidade e grau de recomendação científica. O que torna uma importante contribuição aos estudos da consolidação do SUS enquanto política social, os exemplares utilizam linguagem composta por textos e atividades formativas que instigam o leitor à problematização permanente sobre a realidade na qual está inserido.

No total são 29 livros com ISBN disponíveis no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) da UNA-SUS. Segundo a  coordenadora-geral, Dra. Ana Emília Figueiredo, a construção deste projeto revela a importância e esforço coletivo dos colaboradores da Una-SUS/UFMA, ao disponibilizar mais uma forma democrática de acesso ao conhecimento em saúde.

Acesse o link para realizar o download dos livros com padrão ISBN 

Confira um pouco mais sobre os livros: 
Saúde da Mulher - Aborda desde o contexto da saúde da mulher na sociedade, suas demandas da puberdade ao climatério, além da atenção às necessidades no período gravídico e puerperal.

Doenças Transmissíveis - Discute a cadeia de transmissão e medidas de prevenção e controle das principais doenças endêmicas, emergentes e sexualmente transmissíveis de relevância à saúde pública brasileira.

Alimentação e nutrição na atenção básica em saúde - Apresenta os principais distúrbios nutricionais que acometem a população brasileira e os programas e políticas que dão suporte a prevenção e tratamento para esses distúrbios.

A saúde mental na atenção básica à saúde - Aborda o cenário da saúde mental nos dias de hoje, enfatizando o lugar que a Atenção Básica deve ocupar na rede de assistência em saúde mental e algumas possibilidades de abordagem, rastreamento e acompanhamento. 

Epidemiologia: conceitos e aplicabilidade no Sistema Único de Saúde - Aborda de forma simples e objetiva conhecimentos básicos de epidemiologia que capacitarão o leitor a entender como a epidemiologia é praticada no SUS e como cada envolvido pode usá-la para fortalecer e consolidar esse sistema.     

0 comentários: