sexta-feira, 20 de outubro de 2017

20° CBCENF debaterá políticas LGBT e Saúde no Brasil

Há 20 anos o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realiza o Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CBCENF), que acontece anualmente e em âmbito nacional. Este ano, o congresso acontecerá no RioCentro-RJ, de 6 a 10 de novembro, com o tema central “Dimensões do Cuidado de Enfermagem: Interfaces nos Cenários da Prática Profissional”. Para quem ainda não garantiu sua vaga, serão disponibilizadas 500 vagas no local do evento, mediante pagamento.

O evento receberá encontros internacionais, incluindo a Conferência Latinoamericana e Caribenha de Enfermagem, a Reunião da Junta Diretiva do CIE e o Encontro Latinoamericano de Enfermagem em Saúde Mental.

Nessa trajetória do congresso, a cada ano, o número de interessados cresce significativamente. Atualmente, conhecido com o maior evento de saúde da América Latina, o CBCENF busca reunir profissionais qualificados para proferirem palestras de alto nível.

Mesas redondas abordam temas atuais – Todos os anos o CBCENF traz como temática a realidade da Enfermagem, o dia a dia dos profissionais e, também, temas atuais que precisam ser debatidos. Esta edição, o 20º CBCENF debaterá um panorama da Políticas de Saúde no Brasil, desenvolvendo temas como Planos Populares de Saúde e a Nova Política Nacional de Atenção Básica.

No início deste ano, o Cofen aprovou o uso do registro com o nome social, por meio da  Resolução Cofen 537/2017. Neste contexto, devido à grande evidência sobre os assuntos relacionados a gênero e igualdade, será realizada mesa-redonda intitulada como LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que será palco de debates sobre “Direito de ter direitos”. Os palestrantes abordarão a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, questões relacionadas a identidade de gênero e as especificidades na saúde da população LGBT.

Contagem regressiva – A Comissão Científica do congresso já está com os trabalhos praticamente encerrados para o evento, restando apenas alguns ajustes finais. “Estamos muito satisfeitos com o fechamento desta etapa dos trabalhos. Acreditamos que o congresso será muito rico em conteúdo e proporcionará uma rica troca de experiências”, afirmou o coordenador científico, Leocarlos Cartaxo. Confira a programação completa!


0 comentários: