segunda-feira, 19 de abril de 2010

PSF Santa Marta conta agora com um profissional de educação física


Estudos científicos comprovam a importância e a contribuição da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de uma população. Isso se confirma, através das relações entre sedentarismo como fator de risco e um estilo de vida ativo como fator de proteção a doenças hipocinéticas e crônico-degenerativas, que é atualmente grande fonte de preocupação mundial no que se refere à Saúde Pública.


Uma das formas de promover a saúde se dá através da implementação de medidas educativas que possam refletir na adoção de estilos de vida mais saudáveis e a criação de um ambiente mais adequado.


A prática regular de atividades físicas tem uma importância fundamental para a promoção da saúde, além de melhorar força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, consciência corporal, controle postural entre outros.


A atividade física regular pode auxiliar na prevenção, recuperação, reabilitação de diversas doenças.

Com o objetivo de oferecer um melhor atendimento aos nossos cadastrados foi incluido nas equipes de saúde da família da CAP 2.1 um profissional de educação física, onde ele estara presente 2 vezes por semana em nossa unidade oferecendo aos funcionários e aos moradores das comunidades diversas formas de atividade física, como: caminhadas, alongamentos e exercícios funcionais, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nestes locais e auxiliar na estratégia de promoção da saúde além disso visa promover a interação entre o profissional de educação física e os outros profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família.


No dia 12/04/10 ocoreu uma reunião em nossa unidade para apresentação das equipes para esse novo profissional. Rafael Feijó de Almeida Cardoso é graduado pela UFRJ em Licenciatura Plena em Educação Física) e estará todas as terças e quintas feiras no período da tarde disponível para o PSF Santa Marta, inclusive neste dia foi realizada uma aula onde todos os profissionais fizeram aula de alongamento e relaxamento.

0 comentários: