Por Bruno Nascimento, Nair Almeida e Sebastian Freire
A Equipe de Saúde da Família da Comunidade Santa Marta marcou presença no evento “A MODA AGORA É NÃO FUMAR” organizado pela Coordenação da Área Programática 2.1 (CAP 2.1).
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ (SMSDC) aproveitou o dia Mundial Sem Tabaco que é comemorado dia 31 de maio, para realizar uma série de eventos durante a semana espalhadas por toda a cidade como no Piscinão de Ramos, Calçadão de Bangu, Mercadão de Madureira, etc, voltadas para estimular o combate ao tabagismo.
A CAP 2.1 escolheu um dos pontos turísticos da nossa cidade para realizar seu evento, a Praia de Copacabana (Av. Atlântica esquina com a Rua Santa Clara) que contou com a presença de vários profissionais de saúde que trabalham nas unidades localizadas na Zona Sul.
O principal objetivo da ação foi orientar a população sobre os efeitos nocivos do cigarro, além de informar à população que a SMSDC oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar.
Os profissionais realizaram medição de monóxido de carbono dos fumantes, orientação qu
Foi muito importante também a presença da equipe de saúde bucal orientando a população sobre o auto-exame e sobre o câncer de boca, que tem como causa principal o tabaco, contando também com a presença de estomatologistas que realizaram exame clínico bucal. Houve ainda distribuição de Kit odontológica (escova, pasta e fio dental), educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação de flúor.
O Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) marcou presença orientando sobre alimentação saudável, com a presença de nutricionistas, assim como, a Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) que orientou a população sobre a importância de combater os focos do mosquito da dengue, além de demonstrar o ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti.
Para descontrair os profissionais de educação física da Academia Carioca da Saúde promoveram caminhada e sess
Outro parceiro no evento foram os profissionais do Serviço Social da Saúde da CAP 2.1 que fizeram orientação sobre prevenção de acidentes em caso de enchentes, planejamento familiar e divulgação da Política Nacional da Saúde do Idoso.
Uma das tendas mais procuradas foi a das práticas integrativas e complementares da pre
O evento foi importante também para que os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família pudessem se conhecer e trocar idéias e informações além de exporem seu trabalho, como o PSF Santa Marta que expôs os produtos realizados na oficina de artesanato dos usuários.
Mais fotos aqui:
http://www.facebook.com/#!/
http://www.orkut.com.br/Main#




15:30
Sebástian Freire

0 comentários:
Postar um comentário