segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIA MUNDIAL SEM TABACO


Por Bruno Nascimento, Nair Almeida e Sebastian Freire

A Equipe de Saúde da Família da Comunidade Santa Marta marcou presença no evento “A MODA AGORA É NÃO FUMAR” organizado pela Coordenação da Área Programática 2.1 (CAP 2.1).

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ (SMSDC) aproveitou o dia Mundial Sem Tabaco que é comemorado dia 31 de maio, para realizar uma série de eventos durante a semana espalhadas por toda a cidade como no Piscinão de Ramos, Calçadão de Bangu, Mercadão de Madureira, etc, voltadas para estimular o combate ao tabagismo.

A CAP 2.1 escolheu um dos pontos turísticos da nossa cidade para realizar seu evento, a Praia de Copacabana (Av. Atlântica esquina com a Rua Santa Clara) que contou com a presença de vários profissionais de saúde que trabalham nas unidades localizadas na Zona Sul.

O principal objetivo da ação foi orientar a população sobre os efeitos nocivos do cigarro, além de informar à população que a SMSDC oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar.

Os profissionais realizaram medição de monóxido de carbono dos fumantes, orientação quanto aos tipos de dependência (física, psicológica e comportamental) e explicação como funciona o tratamento de parar de fumar oferecido pela prefeitura, além de informar os locais onde conseguir o tratamento. O carro da secretária de Prevenção Itinerante, também esteve presente orientando sobre a dependência química expandindo o assunto para outros tipos de drogas como o álcool, maconha, cocaína e ecstasy.

Foi muito importante também a presença da equipe de saúde bucal orientando a população sobre o auto-exame e sobre o câncer de boca, que tem como causa principal o tabaco, contando também com a presença de estomatologistas que realizaram exame clínico bucal. Houve ainda distribuição de Kit odontológica (escova, pasta e fio dental), educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

O Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) marcou presença orientando sobre alimentação saudável, com a presença de nutricionistas, assim como, a Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) que orientou a população sobre a importância de combater os focos do mosquito da dengue, além de demonstrar o ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti.

Para descontrair os profissionais de educação física da Academia Carioca da Saúde promoveram caminhada e sessão de alongamento e relaxamento. O RAP da Saúde (Rede de Adolescente Promotores de Saúde) que funciona no Adolescentro Paulo Freire localizado na Rocinha agitaram tudo com apresentação de Street Dance.

Outro parceiro no evento foram os profissionais do Serviço Social da Saúde da CAP 2.1 que fizeram orientação sobre prevenção de acidentes em caso de enchentes, planejamento familiar e divulgação da Política Nacional da Saúde do Idoso.

Uma das tendas mais procuradas foi a das práticas integrativas e complementares da prefeitura que ofereceram massagem, auricoloterapia e shiatsuterapia.

O evento foi importante também para que os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família pudessem se conhecer e trocar idéias e informações além de exporem seu trabalho, como o PSF Santa Marta que expôs os produtos realizados na oficina de artesanato dos usuários.


Mais fotos aqui:

http://www.facebook.com/#!/album.php?aid=226278&id=711035271&ref=mf

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=4197481317807353870&aid=1275283671

0 comentários: