domingo, 19 de dezembro de 2010

APRENDENDO A COMER BRINCANDO

Num contexto em que são valorizadas as ações voltadas para promoção da saúde e proteção, a alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para possibilitar a plenitude do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida (Brasil: Ministério da Saúde, 2008), principalmente quando se pensa em atividades de cuidado com a infância.

Ainda, considerando a importância dos espaços institucionais de aprendizagem (creches, escolas, etc.) como ambientes onde se pode produzir saúde e cidadania, e possibilitar a construção de hábitos e comportamentos para a vida de seus alunos, através da Portaria Interministerial nº1010 foram instituídas diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de Educação Infantil, Fundamental e nível Médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional (Brasil, Ministério da Saúde, 2008).


A fim de contribuir para a realização de tais diretrizes, e levando em conta o fato de que a Estratégia de Saúde da Família pressupõe que sejam planejadas ações intersetoriais voltadas para a proteção e promoção da saúde, a Unidade de Saúde da Família da Comunidade Santa Marta vêm atuando nas creches e escolas localizadas em sua área adscrita, sendo também contempladas as atividades de avaliação do crescimento e desenvolvimento dos alunos e de estímulo aos hábitos alimentares adequados, além da promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.

Para colaborar com a formação de hábitos alimentares saudáveis, é preciso atuar através de muitas vertentes, sendo aqui contempladas duas delas: as ações educativas e a oferta de refeições saudáveis no ambiente da creche. É importante adequar ações educativas de saúde ao nível de compreensão da criança de acordo com sua faixa etária, por isso, optou-se o emprego de recursos lúdicos, mais precisamente o teatro como opção dentre as várias ferramentas de educação em saúde.

Foram realizadas atividades lúdicas que levassem-nos a refletir quanto à influência da escolha de alimentos no cotidiano sobre a saúde. Também, pretendia-se favorecer a uma melhor aceitação dos alimentos ofertados nas creches UNAPE e Mundo Infantil, através da exploração de seus aspectos sensoriais.

A primeira atividade foi uma apresentação teatral, onde Chapeuzinho Vermelho precisa de ajuda das crianças para escolher os alimentos mais adequados para promover a saúde da Vovó, que estava adoentada. Em um segundo momento, as crianças retomam o contato com a Chapeuzinho Vermelho, para lembrar sobre os alimentos discutidos na atividade anterior e para explorar os alimentos através de vários aspectos sensoriais: cor, forma, tamanho, cheiro, textura, maciez, sabor. Esta ação foi feita apenas na creche UNAPE, devido à disponibilidade de tempo.

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