domingo, 19 de dezembro de 2010

O PSF Santa Marta e CAP 2.1 participam da 15ª Parada do Orgulho GLBT

Mesmo com a chuva intermitente, milhares de pessoas coloriram a orla de Copacabana, neste domingo (14/11), para prestigiar a 15ª Parada do Orgulho LGBT.

Com o tema “Luta contra a Homofobia”, o evento, que contou com 13 trios elétricos, arrastou uma animada multidão, que não se preocupou com o tempo e se divertiu em clima de paz e harmonia no trajeto que saiu do Posto 6 e foi até o Posto 2.

Representando o governador Sérgio Cabral, que não pôde estar presente devido a um problema no joelho, o Secretário Estadual de Assistência Social, Ricardo Henriques, disse ser contrário à onda conservadora e obscurantista que não entende que o pais está avançando a passos largos.

-Essa festa é a demonstração de que o Rio de Janeiro é um dos maiores centros do mundo contra a intolerância, com uma política de paz, de amor e pela emancipação de todos – declarou.

Houve durante o percurso da parada vacinação contra a hepatite B e a distribuição de um milhão de camisinhas masculinas e femininas, além do incentivo à testagem voluntária anti-HIV, em três tendas espalhadas pela orla, que funcionaram das 9h até as 18h.

O Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, destacou o apoio que o governo do Estado tem dado para o tema LGBT, ao abrir espaço na sociedade para o debate da cidadania e da diversidade. Ele chegou a considerar a Parada Gay uma grande campanha de utilidade pública contra o preconceito.

O deputado Carlos Minc, muito entusiasmado em seu discurso, foi enfático em suas declarações:

- Queremos construir um Brasil que respeite todas as formas de amor e sentimento. Estou convencido de que as leis que nós aprovamos no Rio de Janeiro também serão aprovadas em Brasília – afirmou o deputado, que garantiu a presença do governador no próximo ano.

A 15ª Parada do Orgulho LGBT é patrocinada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e pela Petrobras. Também conta com o apoio do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da secretarias estaduais de Cultura, de Saúde e Defesa Civil, além das secretarias municipais de Turismo (Riotur), Cultura e de Saúde e Defesa Civil.

Também estiveram presentes representantes da prefeitura e do governo Federal, como a deputada estadual Cida Diogo e o deputado federal Jean Wyllys.

A travesti Jane di Castro, que interpretou o Hino Nacional no evento, também marcou presença, além de diversos representantes do movimento LGBT de todo o Brasil.

Por Paulo Rodrigo

0 comentários: