domingo, 19 de dezembro de 2010

Prefeito participa da formatura de dois mil agentes de Defesa Civil

Cidade ganha reforço importante na prevenção e nas respostas às emergências em áreas vulneráveis

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, participaram na manhã desta quarta-feira, 16, na Praça da Apoteose, da cerimônia de formatura de dois mil agentes de Defesa Civil, que vão reforçar a atuação da prefeitura em casos de emergências e em áreas vulneráveis de 79 comunidades em toda a cidade. Esses profissionais serão responsáveis por coordenar as primeiras ações em situações como chuvas, alagamentos, deslizamentos de encosta e risco de desabamentos.

- Não há nada mais importante do que avançarmos na atenção primária. Nós quadruplicamos o número de agentes de saúde. A gente pode fazer do Rio de Janeiro a cidade modelo nessa prevenção a acidentes. Disse Paes.

Os agentes farão parte do sistema de alerta comunitário da cidade, que conta com um meio de comunicação integrado, utilizando aparelhos celulares cedidos pela prefeitura para a troca de mensagens. Os telefones receberão SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas e permitirão a comunicação ágil entre todos os integrantes.
Eduardo Paes falou sobre a importância do trabalho desses agentes para a cidade do Rio de Janeiro.

Beth Santos- Esse é um trabalho muito importante. Com esses agentes teremos uma ação mais imediata e mais efetiva do poder público. Todos terão um celular e serão acionados em caso de necessidade. Eles vão para campo alertar as famílias e se acontecer coisa eles estarão em contato por telefone avisando aos órgãos centrais. É uma ação que ajuda a organizar esse sistema de atendimento na cidade do Rio de Janeiro.


Os novos agentes municipais integram o Programa de Saúde da Família e estão distribuídos em 314 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC). Por já estarem inseridos nas comunidades, eles possuem um conhecimento maior da região e dos moradores, agindo com mais facilidade nas operações de ajuda, seja informando ou alertando a população. Além disso, os agentes atuarão como multiplicadores, repassando os alertas e orientações da Defesa Civil para os moradores das localidades onde atuam.

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, destacou o trabalho dos agentes do ponto de vista de proteção às comunidades.

Beth Santos- São agentes comunitários de saúde que se capacitaram no ambiente de proteção à cidade na Defesa Civil. Elas receberão os avisos, os alertas com antecedência com um plano operacional preventivo para cada comunidade e avisarão aos moradores que na confirmação de uma grande chuva, por exemplo, qual é a operação de proteção que se dá ao cidadão naquela localidade. Se vocês já tinham no dia-a-dia a luta pela saúde, agora vocês lutam pela saúde e pela vida.

Entre as principais atividades do NUDEC estão incentivo à educação preventiva; participação em cursos e treinamentos; comunicação do risco comunitário à Defesa Civil e execução das ações de Defesa Civil da cidade.

Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Maria Dolores

0 comentários: