domingo, 19 de dezembro de 2010

Turismo em ascensão no Morro Santa Marta

Desde o início do Rio Top Tour, há menos de 1 mês, saltou de 30 para 200 os visitantes por dia

Rio - Comunidades pacificadas despertam cada vez mais o interesse de turistas no Rio e revelam hoje, Dia Mundial do Turismo, um mercadoem ascensão na cidade. O DIA foi conferir de perto o programa de inclusão social Rio Top Tour, no Morro Santa Marta, em Botafogo, em que os próprios moradores, com a ajuda de estagiários do setor, levam visitantes — entre eles, muitos cariocas — para conhecer a área. Das 30 visitas diárias, a favela passou a receber 200, segundo dados da associação de moradores.

Em apenas 15 dias de agosto, 2.587 pessoas, entre estrangeiros, cariocas e visitantes de outras partes do estado e do Brasil, fizeram o tour. A equipe do jornal passou uma tarde como turista e conheceu 15 dos 34 pontos de interesse, demarcados pela Secretaria Estadual de Turismo com ajuda dos moradores da comunidade.

“Com a pacificação, a procura cresceu bastante e ficamos entusiasmados com essa proposta do governo de fazer o curso técnico em turismo do Sebrae e preparar o comércio”, observa o presidente da Associação de Moradores do Morro Santa Marta, José Hilário.

Embora o projeto ainda esteja em fase inicial, sem guias locais bilíngues, espaços adequados para lanches e compras, há estrutura de informação articulada. O visitante é recebido em posto de atendimento na Praça Corumbá, na Rua São Clemente. Lá, seleciona os locais que quer conhecer e sai acompanhado por um morador-guia e um monitor do curso técnico em Turismo da Escola Estadual Prado Júnior. O passeio é gratuito.

“A sensação é de segurança quando um morador te leva para ver o espaço dele”, elogiou o inglês Ned Baring, 31 anos.

O comerciante Francisco Rodrigues, 35 anos, pretende investir no Bar do João para receber turistas. “Meu espaço é pequeno. Vou ter que levar o pessoal para a laje”, brinca. Os jornalistas franceses Marc Pennec, 55, e Marie Naudascher, 24, conheceram a comida típica. “É bom ver de perto para romper preconceitos”, avaliou Marc.

Programa será estendido

Lançado há 25 dias em parceria do Ministério do Turismo com a Secretaria de Estado de Turismo, o Rio Top Tour se estenderá a outras comunidades. Até o fim do ano, o Morro da Providência, no Centro, terá o programa. A grande visitação no Cantagalo — 4 mil pessoas já foram ao elevador panorâmico — levou o governo a colocar dois monitores no local.

Além de capacitação, o Rio Top Tour oferece incentivo para regularização de comércio, crédito facilitado e investimento em infraestrutura. “As pessoas dessas comunidades estão identificando novas oportunidades de trabalho”, diz a secretária estadual de Turismo, Márcia Lins.

Dicas de quem vive no Dona Marta

LOCAIS MAIS VISITADOS
Laje do Michael Jackson; Posto da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP); Pedrão; Casa de Cultura Dedé, entre outros.

LAJES
Podem ser alugadas para eventos. Contato: thiagofirmino@yahoo.com.br.

PARA COMPRAR
Feira de Artesanato aos sábados, a partir das 8h, na Praça Corumbá, e Cooperativa Costurando Ideias, na estação 3.

Fonte: O dia

0 comentários: