terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SMSDC realizará Mostra de Vigilância em Saúde, durante Congresso da Rede Unida


A Mostra contará com trabalhos e relatos de experiências bem sucedidas no âmbito da vigilância, prevenção e controle de doenças no município do Rio de Janeiro.

Maiores informações, acessem: http://www.redeunida.org.br/noticia/smsdc-realizara-mostra-de-vigilancia-em-saude-durante-congresso-da-rede-unida

Conto com a participação de todos na divulgação desse evento e principalmente na divulgação do Congresso da Rede Unida e da I Mostra de Vigilância em Saúde do Município do Rio de Janeiro.

Gravação do programa LEGENDÁRIOS com Felipe Solari com os AVS

O apresentador do programa Legendário, Felipe Solari esteve no Rio de Janeiro visitando a CAP 2.1 e acompanhando o trabalho dos AVS ( Agente de vigilante em saúde). Ele aproveitou e foi conhecer juntos com os AVS a comunidade Santa Marta em Botafogo.




ALUNOS DO VER - SUS NA CAP 2.1

Em visita a CAP 2.1 os alunos do VER - SUS, estiveram presentes com a Coordenadora Paula Travassos.

A Coordenadora fez a apresentação da CAP e toda sua equipe, explicou aos alunos o papel da ESF (Estratégia de Saúde da Família ) em seguida, Roberta Vianna do DAPS, falou sobre a inserção das linhas de cuidado na rede.






sábado, 28 de janeiro de 2012

Noite de Premiação dos Melhores Blogs do Saúde da Familia no ano de 2011

Aconteceu na noite do dia 28/01, no Centro de Convenções Sul América, a Premiação dos Melhores Blogs do Saúde da Família no ano de 2011. O Coordenador da Rede Estações OTICS RIO, Luiz Felipe Pinto, comandou toda a cerimônia, juntamente com convidados ilustres da SMSDC-RIO.

Parabéns a todos os vencedores pelos excelentes trabalhos apresentados!!!!

CF Santa marta 1°lugar em Cobertura fotografica e 2°lugar em interatividade,
CF Maria do Socorro 2°lugar em melhor foto e
SF catete 3°lugar em cobertura audiovisual

Visite o blog da OTICS ROCINHA


Foto: CAP 2.1 e CAP 5.1

Formatura dos Alunos do Curso PROFORMAR-RIO


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove no dia 28 de janeiro uma série de eventos com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A partir das 9 horas, acontece a formatura de mil agentes de vigilância em saúde (AVS) que fizeram parte do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar-Rio). O Proformar conta com a parceria e experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), responsável pela parte pedagógica do curso. Em seguida, acontecerá a apresentação dos novos uniformes dos AVSs.

Na parte da tarde, às 14 horas, acontece o Programa de Melhoria do Acesso de Qualidade com o lançamento dos selos de qualidade de todos os programas. A partir das 18 horas, ocorre a premiação do I Concurso de Blogs da Saúde da Família do município do Rio de Janeiro. Os blogs foram julgados por uma comissão que selecionaram blogs pela melhor homepage, conteúdo, cobertura fotográfica e fotografia, cobertura audiovisual, vídeo, interatividade, criatividade, conheça esta estória e como eu faço. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria.

As atividades acontecerão no Centro de Convenções SulAmérica, que fica na Avenida Paulo Frontin, 1 – Cidade Nova.

Fonte: SMSDC

Certificados de Reconhecimento do Cuidado com Qualidade - CRCQ

Estão disponíveis as primeiras orientações para os Certificados de Reconhecimento do Cuidado com Qualidade (CRCQ), lançados no último sábado (28/01), no Centro de Convenções Sul América. Ao longo da semana, outros serão incluídos.

Certificado de Reconhecimento ao Cuidado de Qualidade

Vigilância em Saúde




quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

1º RH Itinerante

No dia 25/01/12, às 10h, realizamos o nosso 1º RH Itinerante, sendo o CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues a primeira unidade visitada. A palestra foi aberta a todos os servidores da unidade e durante 03h várias duvidas foram elucidadas, assim como questões relativas a direitos e deveres foram postas. Diversos questionamentos sobre aposentadoria e os benefícios oferecidos pela Previ-Rio foram respondidos.

O objetivo principal desta prática foi atingido: levar a equipe de RH da CAP 2.1 às unidades para falar de direitos e vantagens, assim como orientar os chefes de RH locais.

Estamos agendando nova data com a unidade, no intuito de podermos alcançar os servidores que não estavam de plantão no dia.

Até o final de 2012 todas as unidades receberão o RH itinerante.

Informe da Saúde - Janeiro 02

Confira nesta edição do Informe da Saúde a inauguração de duas clínicas da família nos bairros de Senador Camará e Realengo. As novas unidades contam com Centro de Convivência do Idoso e Academia Carioca da Saúde. A região passa a contar com 55,45% de cobertura de Saúde da Família.

Esta semana, os hospitais municipais Miguel Couto, na Gávea, Souza Aguiar, no Centro, e Salgado Filho, no Méier, receberam três novos tomógrafos de última geração que permitirão dobrar o número de tomografias feitas nas unidades.

E para terminar saiba como solicitar a isenção da contribuição sindical obrigatória que será efetivada por desconto geral em contracheque, no pagamento referente ao mês de março de 2012.

Boa leitura!

Para sugestões e comentários:
Tel.: 3971.1219
ascomsms@rio.rj.gov.br

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SMSDC promove 9ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realiza nesta sexta-feira, dia 3, a partir das 8 horas, a 9ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue. A atividade busca incentivar a população e instituições a promoverem a atenção a possíveis focos do Aedes aegypti dentro de sua rotina.

A ação faz parte do Movimento Carioca por uma Cidade mais Saudável. Profissionais de saúde estarão na ação para orientar os participantes sobre a identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença.

Nas oito caminhadas realizadas desde abril de 2011, mais de 420 mil pessoas participaram dos eventos. Desde abril de 2011, foram eliminados mais de 30 mil focos do mosquito e identificados aproximadamente 46 mil possíveis criadouros. A mobilização acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

A mobilização tem como objetivo sensibilizar os cidadãos a olhar a sua própria rua e o entorno de sua casa como um espaço coletivo que precisa ser cuidado durante o ano todo e não apenas no verão, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Fonte: SMSDC

Introdutório no Auditório da OTICS

O Introdutório é o processo de formação dos profissionais de Saúde da Família deve se dar ao início dos trabalhos das equipes. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC/RJ), em parceria com a OSS Viva Comunidade, utiliza o Curso Introdutório em Saúde da Família, na Área de planejamento 2.1, como um dispositivo que visa ambientar as equipes à Estratégia de Saúde da Família, de forma a aproximar os profissionais da filosofia e das práticas que esta estratégia requer, de acordo com política de atenção à saúde desenvolvida pela SMSDC/RJ. O curso segue as recomendações da Portaria 2.527 de 2006 do Ministério da Saúde, que define os conteúdos mínimos do Curso Introdutório.



Materiais complementares para download:

Cadernos de Atenção Básica (Diretrizes do NASF, Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, Doenças Respiratórias Crônicas, Saúde na Escola, Saúde da Criança, Zoonoses, Vigilância em Saúde, Carências de Micronutrientes, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, HIV/Aids, hepatites e outras DST, Saúde Bucal, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Prevenção Clínica de Doença cardiovascular, Cerebrovascular e Renal crônica, Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama, Obesidade)

Faça mais download aqui

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LACRAIAS ou CENTOPÉIAS

Quem, no Rio de Janeiro, principalmente no verão, não se deparou com uma lacraia? As lacraias são também conhecidas como centopéias e não são insetos, e sim quilópodes. Possuem corpo alongado e dividido em articulações, e cabeça com um par de antenas, olhos, mandíbulas e um par de garras venenosas. Seu veneno não é mortal, mas o local picado sofrerá muita e prolongada dor, inchaço e é necessário, dependendo do caso do vitimado, procurar-se o posto de saúde mais próximo. A dor só passa depois de algumas horas. Relato de óbito ocorrido em seres humanos por ataque de centopéias é praticamente desconhecido, mesmo em crianças. Apenas um fato foi relatado no Brasil e é controvertido.

As lacraias podem medir até 30 centímetros, mas a maioria das espécies possui 3 a 5 centímetros e algumas vivem mais de 10 anos. No Brasil encontram-se principalmente as de cor marrom, geralmente igual às das baratas americanas, ou seja, marrom-avermelhado ou marrom-escuro. No entanto, existem em outras partes do mundo aquelas de cor amarela, azul, verde, vermelha ou com combinações de cores.

HÁBITOS

Como seus hábitos são preferencialmente noturnos, requerem um ambiente úmido. Gostam de viver, portanto, debaixo de rochas, madeira e ainda na terra, construindo buracos no solo ou por baixo de pedras e troncos, geralmente com uma toca na qual se abrigam. Podem alimentar-se de baratas, formigas, cupins, minhocas, caracóis, rãs, sapos, cobras, aves, camundongos e vermes. Colocam seus ovos na terra ou madeira apodrecida. Gostam de frequentar principalmente o mesmo meio das baratas (ralos, esgotos, lixo, etc).

Elas caminham rápido, diferente dos piolhos-de-cobra, também conhecidos como embuás ou gongolos, que são lentos, não são venenosos, portanto não causando danos aos humanos e somente as plantas dos jardins. Diferente das lacraias, para se defenderem, apenas se enrolam. (Veja a foto comparativa).




CONTROLE

Eliminar locais onde as lacraias possam fazer abrigo, como tijolos, taboas, pedras, etc. e espalhar ao anoitecer panos (trapos) umedecidos pelos locais onde elas aparecem.
Pela manhã, recolher os trapos com um pedaço de pau e com cuidado para não ser picado, colocando-os em uma lata com água bem quente, matando-as.

PREVENÇÃO PARA EVITAR ACIDENTES

A principal prevenção no meio urbano contra lacraias consiste em eliminar as baratas, formigas e cupins ou outros insetos que sirvam de alimento para elas. Assim, a infestação tende a diminuir bastante. Ralos de cozinha, de serviço e de banheiros devem ser limpos semanalmente, tratados com creolina, vedados com tela, e se possível, aparafusados ao piso. Nas caixas de gordura, esgotos e valas, a mesma ação é recomendada, porém quinzenalmente. Substituir as tampas quebradas por outras em perfeito estado;

JARDINS E QUINTAIS: Mantê-los limpos e secos, com a grama aparada e retirando o mato ou folhas caídas. As plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das paredes, evitando que as folhas toquem o chão

Evitar também o acúmulo de restos de construção como tijolos, pedras, areia, telhas, madeiras, galhos ou troncos de árvore, além de outros materiais como pneus: móveis, caixotes, panos, latas e demais bens inservíveis, principalmente encostados em paredes;

CALÇADOS: Andar sempre calçado e usar luvas de couro ao mexer em entulhos ou buracos, material de construção, lenha, etc.; assim como, examinar com cuidado os calçados, sacudindo-os bem antes de calçá-los e verificar com cuidado as roupas, toalhas ou panos de limpeza, revirando-os com o auxílio de um objeto antes de pôr-lhes as mãos;

PORTAS: Manter as frestas, embaixo das portas, vedadas com rolinhos de pano cheios de areia, ou com frisos de borracha;

RALOS: Manter tampados com tela e aparafusados ao chão.

MÓVEIS: Mantê-los desencostados da parede.

PANOS DE CHÃO: Tomar cuidado para não pegar panos de limpeza, conhecidos como panos-de-chão se estiverem umedecidos sem antes verificar se lacraias se esconderam neles. Por causa da umidade elas procuram se hidratar, abrigando-se desta forma.

INSETICIDAS: Usar somente quando a infestação for muito grande, porém somente com orientação técnica de empresa legalizada, responsável por controle de vetores e pragas.
Pedro Pazelli é AVS da CAP 2.1 e é autor do livro “Animais sinantrópicos”, 2010 – Agebook - São Paulo, de onde foi extraído este texto.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Botafogo e Gardênia Azul receberam Ação nos Bairros contra a Dengue

Cerca de 700 imóveis foram vistoriados e mais de 1.200 depósitos inspecionados no total

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou mais duas mobilizações do programa “Ação nos Bairros Contra a Dengue”, desta vez nas zonas Sul e Oeste da cidade, hoje, dia 14 de janeiro. Cerca de 700 imóveis foram vistoriados e mais de 1.200 depósitos inspecionados no total. Mais de 80 pessoas, entre voluntários e agentes de vigilância e saúde, participaram da atividade com o objetivo de promover atividades de prevenção à doença e levar orientações de promoção da saúde.


Na Zona Sul a ação aconteceu na Praça Corumbá (próximo à entrada da comunidade Santa Marta), em Botafogo, com estandes de prevenção à dengue e de orientações de saúde bucal, hipertensão e diabetes, entre outros. Os agentes de vigilância e saúde vistoriaram 386 imóveis, inspecionaram 619 depósitos, trataram 58 e encontraram dois focos de dengue.

Na Zona Oeste, a ação aconteceu no Campo de Futebol do Gardênia, em Gardênia Azul, onde foram visitados 308 imóveis, 291 depósitos inspecionados, 187 eliminados e quatro focos de dengue encontrados.


Fonte: SMSDC e Globo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dia Mundial de Combate à Hanseníase

O Dia Mundial de Combate à Hanseníase ocorrerá no último domingo de janeiro, dia 29/1/2012.

Nesta data, estão programados dois eventos maiores, no Piscinão de Ramos e Flamengo, com participação da SESRJ/Coordenação Estadual de Hanseníase, SMSDC Rio de Janeiro/Gerência de Dermatologia Sanitária e Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio e Morhan.

As unidades de saúde na área (CMS, Clínicas da Família) devem planejar atividades de divulgação/ educativas para a semana anterior ao dia 29/1, ou seja, entre 26/1 e 27/1/2012.
Atividades que podem ser realizadas: panfletagem, sala de espera, palestras, exibição de vídeo (A vida não pára: reconhecendo e curando a hanseníase); divulgação em rádio comunitária, entre outros. Sabia mais aqui sobre hanseníase no portal da Saúde

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Palestra de prevenção a dengue realizada na Rede Globo

Palestra de prevenção a dengue realizada na Rede Globo - Rua Von Martius, 22 Jardim Botânico - nos dias 11 e 12.01.2012. Realizadas 03 palestras, sendo duas no dia 11.01.2012, manhã e tarde, e no dia 12.01.2012 apenas uma pela manhã. Alcançamos um público total de 82 pessoas. As palestrantes foram a Hanriet da GFRB e Genaina da DVS / CAP 2.1.




quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Campanha arrecada doação para vítimas da chuva no RJ

Donativos serão encaminhadas a cinco municípios do Norte e Noroeste.Podem ser doados material de limpeza e higiene, água, comida e colchonetes.


Uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da chuva nas regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro foi lançada nesta quarta-feira (11), em postos montados nas unidades operacionais do SESI/Senai de todo o estado. A campanha é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI-RJ).

As cidades beneficiadas são Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira. Desde o início do ano, sete municípios do Rio já decretaram situação de emergência devido às enchentes.

Podem ser doados materiais de limpeza e higiene pessoal, água potável, alimentos não perecíveis, cobertores, colchonetes e ainda luvas descartáveis, seringas, gaze e esparadrapo. A lista completa das doações e dos locais de arrecadação está no site oficial da Ação Global.

Shoppings também arrecadam doações

Shoppings do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense e de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, também recolhem doações para os desabrigados e desalojados das chuvas e inundações nas cidades de Duque de Caxias, na Baixada, e de Campos.

Os interessados poderão entregar alimentos não perecíveis, água, e materiais de higiene pessoal e de limpeza, nos balcões na portaria principal de cada shopping.

Os shoppings da capital do Rio que participam da campanha são: Bangu Shopping (Bangu), Santa Cruz Shopping (Santa Cruz), Via Parque (Barra da Tijuca), Passeio Shopping (Campo Grande) na Zona Oeste do Rio, e Carioca Shopping (Vila da Penha), no subúrbio. Além disso, outros shoppings do Norte e Baixada Fluminense também integram a campanha: Boulevard Shopping Campos (Campos), Grande Rio (São João de Meriti) e Caxias Shopping (Duque de Caxias).

Fonte: G1

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

População deve ficar alerta para doenças ligadas a alagamentos

Os moradores do Rio de Janeiro que não puderam evitar e tiveram que entrar em áreas de alagamentos devem ficar alertas para as doenças ligadas a enchentes, principalmente a leptospirose, a hepatite A e diarreias.
Segundo os médicos, quem entrar em contato com água de enchentes deve, assim que possível, tomar um bom e longo banho. “É importante lavar bem as mãos e o rosto”, orienta a infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Cláudia Stockler.

Depois, o mais indicado é esperar. “A pessoa só deve procurar um médico se adoecer. Antes, não há nada que se possa fazer”, afirma o médico Marcelo Buratt. Os sintomas podem aparecer dentro de um intervalo que vai de 48 horas a até 12 dias, dependendo do tempo de exposição à água contaminada e ao grau de concentração dos contaminantes.

Os sintomas da leptospirose em sua fase inicial são febre intensa e súbita, calafrios, dores musculares (principalmente na batata da perna), conjuntivite, incômodo com a presença de luz e dor de garganta. Em seguida, os sintomas melhoram, para depois voltarem na fase aguda piorados e acompanhados de pele amarelada e hemorragia.

As doenças de transmissão entérica têm como sintomas febre, diarreia, náusea, vômitos e dores ou desconfortos abdominais. A hepatite A traz sintomas parecidos e também pele amarelada e urina escura.

O aparecimento desses sintomas em uma pessoa exposta a enchentes vale uma visita a um posto de saúde.

E, atenção, não se automedique. “Mesmo remédios para náuseas ou diarreias podem agravar muito o caso. Ninguém deve tomar remédio por conta própria”, alerta Buratt.


Fonte: Blog Ao Vivo G1

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Consolidado da Dengue na Otics Rocinha

A Equipe da CAP 2.1, representada por Sebástian Freire, Michele Theodoro, Alessandra Vicente e Ulysses Barros sempre presentes na digitação e a Gerente do CMS Rinaldo De Lamare, Alessandra Freire.

Agradeço a todos os colegas e profissionais que colaboraram e usuários que aceitaram o convite, pela participação nas atividades da 8ª caminhada e mobilização contra DENGUE.

Tivemos muito trabalho, mas VALEU À PENA !!!!!!!

NÓS FIZEMOS A DIFERENÇA !

Abraços a todos.


Mais de 76 mil pessoas participam da 8ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue pela Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou na manhã desta sexta-feira, dia 6, a 8ª Mobilização contra a Dengue pela Cidade do Rio. O evento reuniu 76.539 pessoas em toda a cidade, entre profissionais de saúde e voluntários. Durante a caminhada, além das atividades educativas para a população, foram eliminados 3.664 focos do mosquito Aedes aegypti e identificados 4.338 possíveis criadouros.

Os participantes partiram de 201 unidades de saúde e percorreram trajetos em toda a cidade. Os agentes de vigilância em saúde orientaram as pessoas sobre a identificação dos focos e destruição (eliminação) dos locais que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da doença.


“O verão começou e, com o tempo instável, o perigo aumenta. A prevenção é o melhor caminho para evitar que o número de casos da doença seja ainda maior. É importante que os moradores abram as portas paras os agentes de saúde e verifiquem suas casas”, afirma Hans Dohmann, secretário municipal de Saúde e Defesa Civil.

Nas oito caminhadas realizadas desde abril de 2011, mais de 420 mil pessoas participaram dos eventos. Desde abril de 2011, foram eliminados mais de 30 mil focos do mosquito e identificados aproximadamente 46 mil possíveis criadouros. A mobilização acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Fonte: SMSDC

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Treinamento da dengue

O médico Carlos Ornelas da CAP 21, esteve nesta quinta-feira, na Clínica da Família Santa Marta realizando um treinamento sobre manejo clínico da dengue. O objetivo foi capacitar as equipes de atendimento para os critérios de casos suspeitos, quadro clínico da doença, exame físico, classificação final e sistema de informação. Também foram abordados os cuidados clínicos com gestantes, crianças e adultos.
O treinamento contou com a participação médicos, enfermeiros, ACSs, ASB, dentista e TSB.

Com risco de epidemia, Rio declara alerta máximo contra a dengue

O Rio de Janeiro está em alerta máximo. Saiu o balanço municipal da dengue e a notícia não é nada boa. Em 2011 foram, em média, 200 pessoas infectadas todos os dias, e a previsão para 2012 é ainda pior. Segundo a prefeitura, o Rio de Janeiro pode ter a mais grave epidemia da história, mais violenta do que 2002 e 2008, quando o número de casos ficou em torno de 150 mil.

No ano passado, foram registrados mais de 76 mil casos e 51 pessoas morreram. Segundo o subsecretário de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Soranz, o ano de 2012 é o que é prevista a maior epidemia de dengue na cidade. “Há a reintrodução da dengue tipo 1, que as pessoas são mais suscetíveis. Além disso, em 2011, teve mais de 75 mil casos, uma situação parecida com o ano de 2007, que foi pré-epidemia de 2008, uma das maiores do Rio. Isso pressupõe que o ano de 2012 deve ser parecido com o de 2008, o que coloca toda a cidade em uma situação de alerta”, explica.





O especialista que há a possibilidade da introdução da dengue tipo 4 no município, o que agravaria ainda mais a situação. Ele afirma que a prefeitura, para evitar o caos da epidemia de 2008, lançou um plano de dengue seis meses atrás, colocando a cidade em alerta. “O prefeito Eduardo Paes colocou todas as secretarias em alerta máximo para a dengue, inclusive a secretaria de saúde. Para evitar as pessoas em filas e morrendo por dengue, foram abertos 20 pólos de cuidado especial para a dengue, sendo um deles 24h. Nossa previsão é, de acordo com o aumento do número de casos, aumentar o número de pólos para pessoas que venham a contrair a doença”, afirma.

Segundo o subsecretário, a situação é crítica em todo o país, já que o Brasil é um país tropical, e a dengue é um problema para todos os países tropicais. Ele diz ainda que as pessoas devem facilitar os acessos para as casas das pessoas.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Maquete “Comunidade do Piolho”,

Com o intuito de ter um material que divulgasse as ações preventivas contra a dengue nas Comunidades, a AVS Genaína Cardoso da CAP 2.1 comentou com o AVS Pedro Pazelli (que também é mestre em Design e professor universitário desta Área além das Áreas de Cinema, Teatro e Roteiro) a necessidade de se ter uma maquete que espelhasse uma Comunidade e seus problemas no combate a dengue para ser utilizada em ações educativas.

O designer criou então a maquete “Comunidade do Piolho”, nome inspirado em título homônimo de um de seus filmes premiado em um festival.

A realização da maquete contou com um pré-projeto e um projeto desenhado, onde foram mostradas as diversas vistas da arte. Do projeto à finalização, foram sete dias de trabalho, usando-se os seguintes materiais: Isopor, massa epóxi, arame, tinta de artesanato, verniz vitral, poliuretano, esponja de borracha sintética, madeira, plástico, cola de isopor e outros tipos de cola, além de bonecos miniaturizados de modelismo feitos em chumbo.

As ferramentas utilizadas foram: cortador de isopor elétrico, ferramentas de modelar e esculpir, alicates e pincéis.

Na maquete pode-se ver o posto de saúde, a escola, as residências, um campo de futebol, uma piscina comunitária, uma igreja, as residências com suas caixas d’água, umas bem vedadas e outras abertas ou mal protegidas das ações dos mosquitos e um lixão, além de outros agravos.

O resultado foi este que vocês poderão conferir nas fotos. Pedro Pazelli declara-se feliz por poder dar mais esta contribuição artística em prol das ações de promoção da saúde na CAP 2.1, como tem feito desde 2006 quando passou a integrar o seu quadro de servidores.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MANUAL PARA GERENTES DE SAÚDE FOI LANÇADO ESTE MÊS NA ENSP


Clique aqui para ver o manual
Com o objetivo de auxiliar os gerentes de saúde em suas práticas do dia a dia, foi lançado este mês, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), o Manual do Gerente: desafios da média gerência em saúde, fruto da iniciativa Teias-Escola Manguinhos.

O material, elaborado a partir de uma demanda da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Subpav/SMSDC-RJ), é voltado para gerentes intermediários das unidades de saúde e das unidades hospitalares, gerentes de unidades de atenção primária e para aqueles de níveis centrais de Secretariais Municipais e Estaduais – profissionais responsáveis em transformar as metas de suas unidades de saúde em resultados.
Saiba mais na página da Escola Nacional de Saúde Pública.

Edital do Acadêmico Bolsista 2012

Foi publicado hoje (30/12/2011), no D.O Rio, o Edital SMA n. 234/2011,que regulamenta o Processo Seletivo para a Concessão de Bolsas de Estágio Não Obrigatório a Estudantes Universitários em Unidades da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

As inscrições serão recebidas, no período de 10h do dia 10/01/2012 até às 23h59min do dia 12/01/2012, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br.

Convite - Formatura PROFORMAR-RIO

Convite - Validação do Guia RIO-SUS

Premiação dos Melhores Blogs do Saúde da Familia 2011 dia 28 de Janeiro ás 17h