Dia 06 de abril é Dia Mundial de Promoção da Atividade Física.

A data é oportunidade para promover ações que estimulem a prática de exercícios e hábitos de vida saudável. Na cidade do Rio de Janeiro, 52 unidades de saúde estão equipadas com Academias Cariocas da Saúde, que possibilitam o acesso de 11 mil pessoas à atividade física regular, sob orientação de profissionais de Educação Física. As academias são equipadas com cerca de dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia dos usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados pessoas de todas as idades e por grupos especiais, como hipertensos e diabéticos, entre outros.

Os principais usuários são pacientes em tratamento nas unidades de saúde, encaminhados pelos médicos, supervisionados por um professor de educação física e um auxiliar de enfermagem que ajudam na reabilitação e aprimoramento das condições físicas dos pacientes. A experiência demonstra que um espaço para atividades dentro dos centros de saúde possibilita aampliação do vínculo entre a unidade e a comunidade, dissociando-a de um espaço limitado apenas ao tratamento de doenças.
Os resultados são bastante positivos e proporcionam a redução do nível de pressão arterial de pacientes hipertensos e do nível de glicemia de diabéticos, a redução do uso de medicamentos e a melhoria da autoestima, da autonomia dos idosos, da qualidade do sono e das condições gerais de saúde e bem-estar.
Lançado em abril do ano passado pelo Ministério da Saúde, o Programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividade física, orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança, palestras e demais atividades que promovam modos de vida saudáveis. O objetivo é estimular a promoção da saúde e prevenir e reduzir mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis, a partir da melhoria de indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.
Saiba mais:
Conheça o blog da Academia Carioca da Saúde
Confira a relação de unidades de saúde com Academias Cariocas da Saúde
Leia a reportagem Praticando Saúde, no Boletim Circulador
Fonte: Elos da Saúde
Posted in: agenda,equidade,experiências,intersetorialidade,Ministério da Saúde,políticas públicas,práticas saudáveis,prevenção,Promoção da Saúde,publicações
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no Facebook
0 comentários:
Postar um comentário