terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Confira dicas de ceias para um fim de ano mais saudável

Panetone, peru, rabanada, nozes, frutas secas. Delícias tradicionais do banquete natalino devem ser escolhidas adequadamente para garantir uma ceia saudável para toda a família. Algumas escolhas simples e práticas garantem pratos saborosos com menos gordura, sódio e açúcar. “Entre chester, tender e peru, o último é a opção mais adequada, pois possui menos sódio e menos gorduras quando comparado aos outros dois na mesma porção. Nos três casos, retire a pele antes de comer. Com relação à carne suína, o lombo possui menos gorduras e é menos calórico quando comparado ao pernil”, orienta a nutricionista Raquel Sanchez Franz, da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CAS/CGESP/SAA/SE/MS).
Outra dica é, ao invés de comprar farofa pronta, rica em sódio e gorduras saturadas, prepará-la em casa, onde se pode utilizar menos gorduras e ainda acrescentar farelo de aveia ou de trigo, deixando a receita rica em fibras. Na hora de preparar o salpicão, a nutricionista aconselha utilizar peito de frango, hortaliças, cenoura e beterraba raladas, ervilha e milho (frescos), adocicar com frutas como manga, maçã, uva passa, damasco e abacaxi – além de usar iogurte natural desnatado. “Não precisa acrescentar presunto, salsicha e outros embutidos ricos em sódio e gorduras. Troque a batata palha, também rica em gorduras e sódio por salsão picado, castanhas ou broto de feijão”, sugere Raquel.

Sobremesa - A rabanada light de forno, feita com pão, ovos, leite desnatado, cravo, canela e açúcar mascavo é uma opção menos calórica e com menos gordura que a receita tradicional. Outra sobremesa que não pode faltar na mesa de Natal: os panetones podem ser ricos em gorduras e são muito calóricos. “Dependendo do sabor ou da marca, a quantidade de calorias de uma fatia pequena é de aproximadamente 300Kcal. É fundamental olhar o rótulo dos alimentos na hora da compra”, destaca a nutricionista. A opção com frutas light, por exemplo, possui 69 calorias a menos, comparada à versão normal e tem menos 2,3g de gordura saturada.

A especialista explica que há alimentos tradicionais da ceia que são calóricos, porém muito saudáveis, como as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) e as frutas secas (uva passa, ameixa seca, damasco), por exemplo. Outro destaque é a lentilha, leguminosa que está sempre presente, especialmente nas comemorações de ano novo, é um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais, nutrientes importantes para uma boa saúde.
Na hora do brinde, a opção mais calórica é o uísque, seguido pela aguardente e a vodka. Chope, champanhe e cidra são as escolhas menos calóricas. “Qualquer que seja sua escolha, alterne as bebidas alcoólicas com água”, lembra a especialista.
A nutricionista Raquel Sanchez Franz elegeu 10 dicas para não engordar com as festas de fim de ano. Confira!
1 - Não faça jejum prolongado para esperar a ceia;
2 - Procure fazer pequenos lanches saudáveis e diminua a quantidade de alimentos nas principais refeições;
3 - Consuma frutas frescas na ceia, opte por frutas da época e com poucas calorias. Exemplos: ameixa (1 unidade – 16Kcal), pêssego (1 unidade – 29Kcal);
4 - Não esqueça dos vegetais no prato;
5 - Tenha moderação com as sobremesas, principalmente aquelas à base de leite condensado e creme de leite;
6 - Cuidado com as frutas em calda e frutas cristalizadas, pois possuem muito açúcar;
7 - Tome muita água ao longo do dia, principalmente se ingerir bebidas alcoólicas;
8 - A ceia, tanto de Natal como de Ano Novo, deve ser feita apenas um dia;
9 - Faça compensações durante o dia: Atividade física.
10 - Tire o foco da comida: o importante é estar com os amigos e confraternizar!

0 comentários: