quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Contra HPV e Hepatite A


Contra HPV e Hepatite A

Duas novas vacinas vão entrar no Calendário de Vacinação em 2014

O Ministério da Saúde divulgou, no último mês, que duas novas vacinas entrarão para o Calendário Nacional de Vacinação. A partir de março de 2014, a vacina contra o vírus dopapiloma humano (HPV) deverá ser ministrada em três doses em todas as meninas de 11 a 13 anos.

Já a vacina contra a Hepatite A estará disponível em dose única, porém ainda sem data específica, para todas as crianças de 12 meses até menores de dois anos.

O vírus HPV é um dos principais fatores de risco que levam ao surgimento do câncer de colo do útero, que possui grande incidência em todo o país. 

A  introdução da vacina, ela não elimina os cuidados que as pessoas devem tomar para evitarem se contaminar com as doenças sexualmente transmissíveis.

Sobre a Hepatite A, a doença tem maior incidência nas crianças e que a sua contaminação está diretamente ligada às condições de saneamento básico e higiene pessoal.

A transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água contaminada pelo vírus, a introdução dessa vacina será muito importante no combate a essa doença.

Campanha: 1ª dose da Campanha de Introdução da Vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação

Data/Período: 10 de março a 10 de abril/2014

Objetivos e Metas: O Programa Nacional de Imunização (PNI) ampliará o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina contra HPV (quadrivalente, que protege contra HPV dos tipos 6, 11, 16 e 18) no Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenção do câncer do colo do útero. O PNI adotará estratégias diferenciadas, visando à inclusão da nova vacina e garantia do acesso para meninas de 11, 12 e 13 anos de idade em 2014, administrando a vacina em escolas e unidades de saúde. A meta é vacinar 80% do público alvo. 

0 comentários: