sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Reabilitação e combate ao câncer têm incentivos para beneficiar a população

A população brasileira vai ser beneficiada com um incentivo fiscal de um bilhão e 300 milhões de reais para projetos de reabilitação e combate ao câncer. O anúncio foi feito recentemente pelo Ministério da Saúde. O valor vai ser oferecido em deduções fiscais para cidadãos comuns ou empresas que fizerem doações a projetos de entidades privadas sem fins lucrativos atuantes no campo da oncologia e da pessoa com deficiência. O benefício faz parte do Pronon – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e do Pronas – Programa Nacional Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência. As duas iniciativas foram lançadas no ano passado para estimular a ampliação dos serviços de saúde prestados à população e estímulo à pesquisa científica nas duas áreas.

A coordenadora-geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Patrícia Chueiri, explica que qualquer pessoa pode ser beneficiada com os resultados do incentivo. "Desde ampliar a assistência à pessoa com câncer, então ampliar o número de serviços, o número de ações, o número de cirurgias, de radioterapia, até a gente ter uma maior capacidade de formação de recursos humanos na área e passando de a gente ampliar os recursos que hoje a gente tem para a área de pesquisa na área da oncologia. Os projetos podem vir para essas três áreas, tanto para a oncologia, quanto para a pessoa com deficiência", comenta Patrícia.

O Ministério da Saúde dobrou o valor do incentivo fiscal este ano. Em 2013, as deduções do imposto de renda poderiam chegar a quase 612 milhões de reais. Trinta e quatro entidades que realizaram 46 projetos foram beneficiadas com quase 138 milhões de reais. Os projetos podem ser desenvolvidos em dois anos e são acompanhados e avaliados pelo Ministério da Saúde.

0 comentários: