O aplicativo Saúde na Copa permite que torcedores brasileiros e estrangeiros acionem a vigilância sanitária e epidemiológica do Ministério da Saúde em casos de doenças. Isso permite antecipar ações de controle de endemias durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Além de ajudar na vigilância participativa, a ferramenta também mostrar a localização de hospitais e farmácias mais próximas. A ferramenta já pode ser baixada, gratuitamente, nas lojas Play Store (Android), Apple Store (IOS) e também nos computadores pelo site www.saudenacopa.com.
A vigilância entra em ação quando várias pessoas em um determinado local informam que estão se sentindo mal. Se, por exemplo, diversos usuários informam no aplicativo que estão com febre, tosse e falta de ar – sintomas da síndrome respiratória aguda – pode ser Influenza ou outra doença. “Com isso, podemos antecipar as ações de controle e prevenção, orientando as pessoas através dos meios de comunicação, além de investigar se está tendo um surto”, revela Wanderson Kleber de Oliveira, coordenador-geral da Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde.
O torcedor também poderá - através do aplicativo – ter acesso ao calendário dos jogos, a informações sobre os estádios e ainda a telefones úteis e contatos dos consulados no Brasil. O usuário pode acessar informações sobre cuidados de saúde e prevenção de doenças, com acesso direto ao Twitter do Ministério da Saúde e ao Portal Saúde do Viajante.
O projeto continua depois da Copa e será adaptado para outras situações, como, por exemplo, nos períodos de aumento dos casos de dengue. “Iremos depois tirar essa relação com o futebol e vamos adaptá-lo para a rotina da vigilância”, explica Wanderson.
PASSO A PASSO PARA INSTALAR E USAR O APLICATIVO
Entre na loja do seu celular (Se seu sistema é IOS a loja é App Store, e se é Android a loja se chama Play Store).
Digite ‘Saúde na Copa’ e busque o aplicativo, ao achar, baixe-o, é grátis.
Ao instalar o aplicativo o torcedor realiza um cadastro, que inclui o apelido, idade, sexo, e-mail e uma senha pessoal. As informações coletadas não permitem a identificação pessoal, pois não é solicitado nome, endereço ou qualquer documento.
A partir disso, você irá colaborar dizendo como está sua saúde. Quanto mais você interage, mais pontos você ganha, evoluindo de categoria como jogador. De acordo com a evolução da carreira, as arenas também vão sendo modificadas.
Se o torcedor informar a condição de saúde em dias de jogos, ganha 3 pontos, mas se atualizar em um dia sem jogos, adquire um ponto.
Se você não está se sentindo bem, deverá indicar um ou mais sintomas em uma lista com dez sinais, como febre, diarreia ou dor de garganta.
O torcedor também deve informar se teve contato ou conhece alguém com algum dos sintomas descritos nos últimos sete dias e se procurou um serviço de saúde.
Na medida em que várias pessoas de uma mesma região informam sintomas semelhantes, as equipes de vigilância conseguem identificar possíveis causas e atuar na prevenção de forma mais ágil.
Fonte: Blog da Saúde




17:52
Sebástian Freire
Posted in:

0 comentários:
Postar um comentário