O Ministério da Saúde realiza - pela primeira vez - o Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde. Com início nesta quinta-feira (22), e evento segue até o dia 24 de maio, em Brasília. O Seminário é um espaço de debates, trocas de experiências e reflexões sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS) recentemente pactuada no Sistema Único de Saúde (SUS). Participam do seminário movimentos populares, educadores, técnicos do Ministério, gestores e trabalhadores da saúde.
A PNEP-SUS foi institucionalizada no final do ano passado através de uma portaria do Ministério da Saúde que define as diretrizes e estratégias a serem desenvolvidas no âmbito do SUS pelas gestões estaduais, municipais e federal. “É uma politica que vem ao encontro da gestão com o desafio de pensar a educação popular em saúde no campo da formação, gestão e do cuidado”, resume Kátia Souto, diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP).
O seminário foi pensando, segundo Katia, como um espaço de debates e trocas de experiências a respeito da recém-lançada Política Nacional de Educação Popular em Saúde. “É preciso dialogar com os diferentes saberes. Por isso, o Seminário tem o desafio de trazer diferentes atores para esse diálogo”, explica a diretora. Para o Ministério da Saúde, a Educação Popular em Saúde é um importante referencial para os processos de democratização do SUS.
Fonte: Ministério da Saúde




16:31
Sebástian Freire

0 comentários:
Postar um comentário