sexta-feira, 29 de agosto de 2014

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta - cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, entre as quais 200 milhões de mulheres, tenha o hábito de fumar. Estima-se que aproximadamente 47% dos homens e 12% das mulheres do mundo fumem. "Entre as inúmeras doenças que o tabagismo pode provocar estão câncer, enfisema pulmonar, derrame cerebral e problemas cardiovasculares", alerta o cardiologista do Hospital VITA Batel Mario Sergio Cerci. Segundo o médico, no Brasil, cerca de 200 mil mortes/ano são decorrentes do tabagismo.

A nicotina contida no cigarro é a droga psicoativa que mais causa dependência, elevando o ritmo cardíaco e a pressão arterial. "O hábito de fumar é responsável por mais mortes do que todas as outras drogas psicoativas juntas", destaca o cardiologista.

Tratamento - Hoje existe medicamento específico para tratar o tabagismo, como o de medicamentos (adesivos e chicletes) que contêm nicotina, e a ingestão da substância vareniclina, que é competidora da nicotina e adere ao receptor da mesma forma, impedindo a ação da mesma e diminuindo o grau de dependência do fumo com o seu uso. Os efeitos nocivos do fumo são causados pelas substâncias nocivas como o alcatrão e a nicotina. Esta última é absorvida pelo organismo, chegando rapidamente ao sistema nervoso central, agindo como estimulante.

Quer parar de fumar? Então, clique aqui http://migre.me/lou0I e veja uma lista com todas as unidade de saúde municipais que oferecem tratamento para você a parar de fumar.

0 comentários: