segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Prefeitura lança campanha de carnaval para prevenção das DSTs

A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual realizam neste carnaval a campanha “Aids não tem cara e não tem cura. Use camisinha”, que intensificará as ações de controle e prevenção da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Neste ano, a campanha irá distribuir 3 milhões de preservativos masculinos (1,3 milhão no carnaval + 1,7 milhão que já foram distribuídos em janeiro), 30 mil sachês de gel lubrificante, além de folhetos sobre dengue e febre chikungunya, ventarolas,camisetas e material informativo parar orientar a população sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamento de DSTs.

O tema da campanha deste ano tem o objetivo de mostrar à população que não existe grupo de risco, e sim comportamento de risco. Entre 2001 e 2014, foram notificados 13.965 casos de Aids na cidade do Rio de Janeiro. A maior taxa de incidência encontra-se entre pessoas com idades de 20 a 40 anos, sendo maior entre o público masculino.

Durante os dias de folia, voluntários, profissionais de saúde e integrantes do Projeto Damas, que busca inserir no ambiente de trabalho e social a população de transexuais e travestis, estarão posicionados nos principais blocos e bailes carnavalescos realizados na cidade. Os foliões também podem encontrar preservativos e materiais informativos nos displays instalados nas unidades de saúde do município do Rio.

Em caso de suspeita de infecção, deve-se procurar uma clínica da família ou um centro municipal de saúde. Todas as unidades de saúde do município disponibilizam o teste de HIV/Aids, sífilis e hepatite. A maioria das DSTs, quando adequadamente tratadas, podem ser curadas e, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo começa o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada, interrompendo, assim, a cadeia de transmissão. O anonimato do resultado do teste é garantido. Para saber qual unidade procurar, entre no link do site da SMS: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido

Fonte: SMS

0 comentários: