sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Secretaria de Saúde inicia segunda fase da vacinação contra o vírus HPV

No dia 1º de setembro começa a segunda fase da vacinação contra o vírus HPV, voltada para meninas de 9 a 13 anos de idade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 80% da população alvo, o que corresponde a 106 mil meninas na faixa etária indicada. A vacina contra o HPV está disponível em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Até o momento, 49,2% da população alvo, o que corresponde a 65.266 adolescentes, receberam a primeira dose do imunizante, usado na prevenção do câncer de colo do útero. Essas meninas devem procurar uma unidade de saúde para tomar a segunda dose. Aquelas que não foram vacinadas em 2014 ou não receberam a primeira dose no início deste ano poderão receber a primeira ou segunda dose do imunizante, conforme caderneta ou comprovante de vacinação. Adolescentes e mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade também podem ser vacinadas contra o HPV, mediante apresentação de declaração feita por seu médico.

O esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde (MS) é o estendido, composto por três doses da mesma vacina quadrivalente, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após. Existem duas vacinas contra o HPV no mercado e as adolescentes que tenham começado o esquema com a bivalente devem terminá-lo com a mesma vacina, nos mesmos serviços onde iniciaram.

A vacina quadrivalente previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. O imunobiológico para prevenção da doença é seguro e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. É destinado exclusivamente à utilização preventiva, não tendo efeito demonstrado nas infecções pré-existentes.

Conforme estratégia estabelecida pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunizações a vacinação do HPV estará disponível, para as meninas de 09 a 13 anos de idade, nas Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, Policlínicas (Unidades de Atenção Primária) e nas Escolas Municipais, visando melhor adesão e melhores resultados. Essa vacinação será realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde de acordo com planejamento conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: SMS RJ

0 comentários: