quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Outubro Rosa: mais de 8 mil mamografias já foram agendadas na Atenção Primária

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) agendou, somente nas duas primeiras semanas deste mês, 8.180 mamografias. A marcação é feita exclusivamente nas clínicas da família e centros municipais de saúde, e o procedimento pode ser realizado em um dos 16 prestadores de serviço do SUS no município do Rio de Janeiro, incluindo o Mamógrafo Móvel estacionado no Parque Madureira. Todas as mulheres com indicação e que fizerem o agendamento nas clínicas da família e centros municipais de saúde realizarão a mamografia no local, data e horário marcados.

A mamografia é indicada para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Portanto, quem estiver fora desta faixa etária ou que tenha feito o exame no ano passado não precisa realizar a mamografia agora, a não ser que, após a avaliação clínica da paciente, o médico defina que é preciso fazê-la.

Para agendamento de mamografia ou mais informações sobre as ações do Outubro Rosa, a usuária deve procurar a unidade de Atenção Primária (clínica da família ou centro municipal de saúde) mais próxima de sua residência, que pode ser consultada no site http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido ou pelo telefone 1746.

Fonte: SMS RJ

0 comentários: