quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Saúde realiza ações de conscientização sobre tabagismo na infância e na adolescência

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos fumantes experimentam o cigarro e se tornam dependentes até os 19 anos de idade. Para alertar os pais sobre os riscos do fumo para os pequenos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza este mês ações de orientação e prevenção. As atividades marcam o Dia da Conscientização da Criança e do Adolescente quanto ao Risco do Tabagismo. Instituída pela Lei Municipal 5.577/2013, a data – 11 de outubro – é uma oportunidade para que profissionais de educação, saúde e sociedade em geral possam informar e proteger as novas gerações sobre um produto que traz dependência e é extremamente prejudicial à vida de fumantes e dos que convivem com ele: o tabaco.

O programa de Controle do Tabagismo, em parceria com o Programa Academia Carioca e a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde), realiza durante o mês de outubro atividades nas escolas municipais e nas unidades de saúde com orientações sobre os fatores de risco do consumo de produtos derivados do tabaco. Os malefícios não atingem apenas os fumantes, mas toda a sociedade. A prevenção do tabagismo e o esclarecimento acerca de proteção à saúde buscam a construção de uma sociedade mais consciente com cidadãos mais saudáveis.

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, matando cerca de 50% de usuários regulares. O cigarro é o único produto que mata quando consumido como orientam os seus fabricantes. É considerado o mais importante fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, dentre elas as cardiovasculares, o câncer e o enfisema. Em média, uma pessoa que fuma um maço de cigarros ou mais por dia vive sete anos a menos do que uma pessoa que nunca fumou. O tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, que mata cerca de cinco milhões de pessoas por ano no mundo, sendo 200.000 no Brasil.

Tabagismo em crianças e adolescentes 

Crianças e adolescentes têm sido expostos cada vez mais cedo ao tabagismo. Com a estatística de que 90% dos fumantes experimentam o cigarro e se tornam dependentes até os 19 anos de idade, a OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica. No Brasil, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre adolescentes. Pesquisas nacionais apontam níveis preocupantes de experimentação e iniciação de adolescentes no tabagismo, especialmente entre as meninas. 

A nicotina é uma droga que causa dependência em cerca de 60% dos que a experimentam. Estudos demonstram a grande vulnerabilidade do cérebro dos adolescentes à dependência ao tabaco, que tende a se instalar logo nos primeiros contatos com o cigarro. Entre os jovens, os danos à saúde causados pelo tabagismo, em curto prazo, incluem problemas respiratórios, dependência da nicotina e o risco associado ao uso de outras drogas. 

Tabagismo passivo

O tabagismo também atinge os não fumantes expostos à fumaça de produtos de tabaco em recintos coletivos (tabagismo passivo), com risco de desenvolver também câncer, infarto, infecções respiratórias, dentre outros agravos. Por isso, em ambientes de trabalho, o tabagismo passivo é considerado um risco ocupacional.

A exposição ao tabagismo passivo também causa uma série de malefícios às crianças. O tabagismo dos pais pode provocar doenças respiratórias como bronquite e pneumonia, particularmente durante o primeiro ano de vida, além de agravar a asma e causar otite média. O fumo passivo reduz ainda a taxa de crescimento da função pulmonar durante a infância. Este efeito tem sido associado ao tabagismo materno durante a gravidez e com a exposição ao fumo passivo depois do nascimento. A exposição de mulheres não fumantes ao fumo passivo durante a gravidez pode causar baixo peso do feto ao nascer e parto prematuro, além do retardo no crescimento intra-uterino e o aborto espontâneo.

Confira a programação para os próximos dias:

Dia 16:
- 9h - Ações de saúde no CIEP Lamartine Babo, em Campo Grande. 
- 9h - Ações de saúde na Escola Municipal Cesário Alvim, em Campo Grande. 

Dia 19:
- 10 às 15h – Roda de conversa no CMS Sylvio F. Brauner, em Costa Barros.
- Visita do RAP da Saúde à Escola Municipal Barão da Taquara, na Taquara.

Dia 22:
- 10h – Roda de conversa na Clínica da Família Zilda Arns e no CMS Alemão, no Complexo do Alemão, com mobilização sobre os malefícios do tabagismo
- 14h - Ações de saúde na Escola Municipal Nestor Victor, em Pedra de Guaratiba.
- 14h - Ações de saúde na Escola Municipal Engenheiro Gastão Rangel, em Guaratiba.
- Ações de saúde no CIEP Posseiro Mário Vaz, em Pedra de Guaratiba.
- Ações de saúde na Escola Municipal Giuseppe Melchiori, Guaratiba.

Dia 26:
- Visita do RAP da Saúde à Escola Municipal Virgílio Várzea, na Pechincha. 

Fonte: SMS RJ 

0 comentários: