sábado, 3 de outubro de 2015

Secretaria Municipal de Saúde prepara ações para marcar o Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), abriu nesta sexta-feira, dia 2, no Parque Madureira, a programação especial do Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado à promoção da saúde da mulher e prevenção de doenças como o câncer de mama e o de colo de útero. As atividades serão realizadas em todas as unidades de Atenção Primária do município, que poderão encaminhar pacientes para a realização de exames de mamografia no equipamento móvel da rede estadual, que ficará estacionado no parque até o dia 31.

"Todas as clínicas da família e Centros Municipais de Saúde fazem as avaliações das pacientes e aquelas que tiverem indicação para realização da mamografia serão encaminhadas para o exame. Este mês, com o mamógrafo móvel, vamos realizar um número três vezes maior de mamografias do que fazemos normalmente. O Rio é o município que mais ampliou o acesso aos serviços de saúde, resultando numa melhora expressiva dos indicadores. E parcerias como essa com o Estado são fundamentais para esses resultados", avalia o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O horário de atendimento no mamógrafo móvel será das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 8h às 15h aos sábados. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2015, o Brasil deve registrar mais de 57 mil novos casos de câncer de mama – destes, cerca de oito mil devem ocorrer no estado do Rio de Janeiro. Para reduzir essa estimativa, o Brasil aderiu ao movimento Outubro Rosa, que teve inicio em 1997, nos Estados Unidos. A partir daí, o mês de outubro se tornou o período de mobilização para a realização de ações de conscientização sobre o câncer de mama.

"O mamógrafo móvel roda todo o estado e essa é a primeira vez que vem ao município do Rio. O motivo é promover a conscientização sobre a necessidade do exame. Quando as pessoas passarem por aqui e virem a carreta vão se lembrar da importância do diagnóstico precoce. As mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima, se informar e aproveitar a presença do equipamento para se prevenirem", completa o secretário estadual da Saúde, Felipe Peixoto.

Durante todo o mês, mulheres como Sandra Maria Ferreira da Costa, de 53 anos, poderão aproveitar as ações de prevenção e os espaços de discussão nas unidades de saúde, que estarão abertas para a captação e avaliação de mulheres nos diversos territórios. Além disso, diferentes pontos da cidade ganharão iluminação na cor rosa ao longo do mês de outubro, como as estações do Teleférico do Alemão e do BRT e o arco da Cidade Nova do Metrô Rio. A partir do dia 16, a Linha 4 do metrô também terá vários pontos do ramal iluminados, como a ponte estaiada, no Jardim Oceânico. "As mulheres não precisam ter medo. Eu tinha, essa foi a primeira vez que eu fiz mamografia e não doeu nada. É muito importante fazer o exame, o câncer é coisa séria", alerta Sandra.

A iluminação especial também estará presente no Cristo Redentor (dia 05), na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro (dia 02) e nos palácios Guanabara e Tiradentes. A cor rosa também será usada para iluminar, entre os dias 05 e 12 de outubro, o Monumento em homenagem a Almirante Barroso na Praça Paris, na Glória; os Arcos da Lapa; a Igreja da Penha; e a Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Nos dias de jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o Maracanã também ganhará as cores da campanha para lembrar que, quando diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%. Além das secretarias municipal e estadual de Saúde, também são parceiros das ações a Fundação Laço Rosa, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz.


AÇÕES PROGRAMADAS PELAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA:


CAP 1.0 (Centro):
- As unidades da CAP realizarão ações durante todo o mês voltadas para mulheres de 25 a 64 anos.
- Entre os dias 1 e 10, as unidades divulgarão as ações em suas comunidades, promovendo eventos de sensibilização das equipes de saúde, e com isso procuraram detectar as mulheres na faixa etária alvo que ainda não realizaram o exame de rastreio do câncer de colo uterino. Além disso, buscarão ampliar a oferta de consulta para coleta de preventivo nas unidades.
- Já entre os dias 13 e 30, será realizada orientação das visitas domiciliares dos ACS com objetivo de captar situações de mulheres com maior vulnerabilidade. As unidades também incentivarão as atividades de grupo mulheres.


CAP 2.1 (Zona Sul):
- CF Rinaldo de Lamare realizará, no dia 5, a caminhada de abertura do Outubro Rosa, às 8h, a concentração será na Clínica e o destino será a praia de São Conrado. Todas as unidades da CAP estão convidadas a participar.
- A área programática promoverá, no dia 15, o evento "Rocinha de Peito Aberto", de 9h às 12h, na biblioteca parque da Rocinha. A ação é voltada para mulheres de todas as idades. No dia 17, a CAP convida a toda população a participar da caminhada do Outubro Rosa, às 8h 30, no Parque Lage. Já no dia 24, todas as unidades estarão abertas das 8 às 17 horas para intensificar as ações voltadas para saúde da mulher.


CAP 2.2 (Grande Tijuca):
- CMS Borel: sala de espera com vídeos educativos;
- CMS Maria Augusta Estrella: sala de espera, tenda da saúde, roda de conversas e ações extra muros;
- CMS Casa Branca: sala de espera com distribuição de brindes e panfletos educativos;
- CMS Nicola Albano: sala de espera abordando temas voltados para a saúde da mulher;
- CMS Julio Barbosa: rodas de conversa relativa à temática; dia de beleza com distribuição de kits durante todo o mês de outubro;
- CF Recanto do Trovador: promoverá, no dia 3, de 9h às 14h, atividades voltadas para a saúde da mulher, com coleta de colpocitologia e atividades educativas;
- CMS Helio Pellegrino, CMS Heitor Brandão e CMS Professor Júlio Barboza: realizarão um dia de intensificação de coletas, no dia 17, 24 e 31, respectivamente. A ação será realizada nas próprias unidades e é voltada para mulheres de 25 a 64 anos.


CAP 3.1 (Região da Leopoldina):
- Durante todo o mês as unidades da CAP buscarão captar mulheres entre 25 e 64 anos que não realizaram exame colpocitológico nos últimos 3 anos.


CAP 3.2 (Grande Méier):
- As unidades da CAP realizarão ações durante todo o mês voltadas para mulheres de todas as idades. São elas: incentivo à prática regular de exercícios físicos; realização do Cálculo de Índice de Massa Corporal para as mulheres; orientação e captação de mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que não realizaram exame colpocitológico nos últimos 3 anos para atualizarem seus exames; atividades em parceria com lideranças das comunidades para divulgar a importância do exame; captação precoce das mulheres para o planejamento familiar.
- No dia 23, às 8h, todas as unidades básicas de saúde realizarão, em parceria com a Vila Olímpica da Mangueira, a Olimpíada da Mulher, para encerrar a mobilização do Outubro Rosa. O evento contará com a apresentação da ginástica rítmica e dos alunos do Programa Academia Carioca, festival de Selfie e sorteio de serviços e brindes para as mulheres que realizarem o exame colpocitológico até a data da Olimpíada.


CAP 3.3 (Madureira e Adjacências):
- Durante o mês inteiro, as unidades da CAP realizarão ações para mulheres de todas as faixas etárias. São elas: salas de espera; atividades de educação em saúde no território; realização do exame citopatológico diariamente durante todo o horário de funcionamento da unidade; realização do exame clínico das mamas e solicitação de mamografia de rastreamento; oferta de testes rápidos; captação das mulheres em idade fértil para o planejamento familiar e/ou oferta de método contraceptivo.


-DAPS 3.3: promoverá, no dia 1, um seminário sobre Atualização da Saúde da Mulher na Atenção Básica, voltado para médicos, enfermeiros e profissionais do NASF. O evento acontecerá no auditório da OTICS Madureira.


CAP 4.0 (Barra e Jacarepaguá):
- Durante todo o mês, as unidades da CAP realizarão ações de conscientização da população, junto com os professores e alunos da Academia Carioca e com os profissionais de saúde do NASF. Também buscarão mulheres que precisam realizar os exames colpocitológico e mamografia.
- A equipe do RAP da saúde também participará das atividades, divulgando para as mulheres a importância da realização dos exames.
- Dos dias 1 a 16 e 26 a 30, serão montadas tendas com ações educativas no Terminal Alvorada, com profissionais de saúde, das 8h às 14h.
- No dia 3, as unidades da CAP 4.0 promoverão uma ação com o objetivo de intensificar e mobilizar a coleta do colpocitológico e prevenir o câncer de mama.


CAP 5.1 (Bangu e adjacências):
- CF Armando Palhares: oferecerá, no dia 1, testes rápidos para sífilis e hepatites com aconselhamento.
-CMS Eithel Pinheiro: a unidade promoverá no dia 2, um ciclo de palestras sobre Planejamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Também será realizado um dia de beleza com o objetivo de elevar a autoestima feminina.
- CMS Buá Boanerges Borges da Fonseca: nos dias 3 e 24, serão promovidos sábados de intensificação da coleta de citopatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias e orientações sobre direitos sexuais e reprodutivos. Já nas segundas-feiras, serão realizados os grupos educativos sobre temas pertinentes ao universo feminino.
-CMS Manoel Guilherme da Silveira Filho: no dia 6, a unidade oferecerá testes rápidos, ações educativas sobre diversos temas da saúde.
- CF Kelly Cristina: durante todas as semanas do mês serão realizadas ações voltadas para as mulheres de todas as idades. Nos dias 6, 13, 20 e 28 serão promovidas salas de espera sobre DST e direitos reprodutivos. Além disso, os dois últimos dias também contarão com uma tarde de beleza.
- CF Rosino Baccarini: todas as quartas do mês contarão com rodas de conversas sobre temas variados. Já no dia 24, serão oferecidas sessões de reflexologia podal e ações de cuidados à saúde da mulher.
- CF Mário Dias de Alencar: sábado de intensificação de coleta de colpocitológicos em mulheres na faixa etária preconizada, no dia 11.
- CF Nildo Aguiar: sábados de intensificação para atendimento a mulheres de 25 a 64 anos com coleta de colpocitológicos e solicitação de mamografia, nos dias 17 e 24.
- CF John Cribbin: sábado de intensificação da coleta de citopatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias e orientações sobre direitos sexuais e reprodutivos, no dia 17.
- CF Faim Pedro: realizará ações de cuidados à saúde da mulher, no dia 24.


CAP 5.2 (Campo Grande):
- Policlínica Carlos Alberto Nascimento: realizará, no dia 10, às 10h, uma palestra sobre a importância do autocuidado. Já no dia 22, a palestra será sobre a violência contra a mulher.
- CF Agenor de Miranda Araújo Neto: no dia 16, será promovida uma palestra sobre saúde da mulher com participação da ginecologista do NASF, a partir das 15h. Enquanto que no dia 26, a academia carioca promoverá, na unidade, o café da manhã da mulher.
- CMS Raul Barroso: fará uma homenagem, no dia 20, para mulheres que estão com os exames atualizados.


CAP 5.3 (Santa Cruz):
- CMS Sávio Antunes Antares: realizará, no dia 3, um sábado de intensificação da coleta de preventivos e solicitação de mamografias, das 08 às 17h.
- CF Ernani de Paiva Ferreira Braga: no dia 6, promoverá uma caminhada rosa e palestras sobre a importância da atividade física e alimentação saudável para a mulher.
- CF Lourenço de Mello: oferecerá um treino funcional com educadora física, um dia da Beleza e do autocuidado, realização de exame clínico das mamas e preventivo, além de solicitação de mamografias, no dia 7.
- CMS Dr. Décio Amaral Filho: no dia 7, fará um dia de beleza, com maquiagem e corte de cabelo para mulheres de todas as idades.
- CMS Adelino Simões: promoverá, no dia 8, um café da manhã saudável com circuito de exercícios, orientações quanto à prevenção do câncer de mama e útero, autocuidado, orientação de saúde bucal e prevenção do câncer de boca.
- CMS Professor Aloysio Amâncio da Silva: realizará uma caminhada pelo Outubro Rosa, no dia 24.


PROGRAMAÇÃO DO PROGRAMA ACADEMIA CARIOCA


CAP 1.0 (Centro):
- CMS Salles Neto, CF Sérgio Vieira de Melo, CF Nélio de Oliveira, CF Dona Zica, CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr, CMS Manoel Arthur Vilaboim, CMS Fernando Antônio Braga Lopes, CMS José Messias do Carmo e CMS Ernane Agrícola: promoveram no dia 1, um aulão Rosa na quadra da Escola de samba da Mangueira.


CAP 2.1 (Zona Sul):
- Todas as unidades da área programática realizarão, no dia 5, uma caminhada rosa, com o fornecimento de orientação nutricional e sobre câncer de Mama e de colo.


CAP 3.2 (Grande Méier):
- CF Anthidio Dias da Silveira: no dia 2, a unidade promoverá aulas de ginástica, dança e alongamento na própria clínica. Já no dia 5, serão oferecidas atividades educativas nas escolas e creches do território. E no dia 8, um grande baile será realizado no auditório da unidade para os alunos do Programa e convidados.
- CF Cabo Edney Canazaro de Oliveira: serão oferecidas, no dia 5, sessões massagem para as mulheres do território, na própria unidade.
- CMS Renato Rocco: no dia 8, a unidade vai oferecer sessões de reflexologia para as funcionárias da Creche Tia Andreza e Creche Municipal do Jacarezinho.
- CMS Eduardo Araújo Vilhena Leite: a unidade vai realizar, no dia 9, uma caminhada com distribuição de kits com preservativos.
- CMS Ariadne e CF Herbert de Souza: no dia 23, as unidades vão realizar caminhada e pedalada no Parque de Madureira, além de roda de conversa sobre o câncer de mama.


CAP 3.3 (Madureira e adjacências):
- CF Souza Marques: a unidade vai promover, no dia 8, uma caminhada no território informando a população sobre as ações voltadas para saúde da mulher.
- CMS Alice Toledo de Tibiriça: realizará, no dia 11, uma caminhada no Bosque da Barra.


CAP 4.0 (Barra e Jacarepaguá):
- CF Padre José de Azevedo Tiúba: no dia 1, a unidade vai promover uma caminhada da prevenção e um café saudável solidário.


CAP 5.1- (Bangu e adjacências):
- CF Padre John Cribbin: será realizado no dia 26, um tradicional desfile com as mulheres do Programa Academia Carioca e Grupo da Mulher.


CAP 5.2 (Campo Grande):
- CF Agenor de Miranda Araújo Neto, CMS Carlos Alberto Nascimento, CMS Raul Barroso, CMS Dr Maia Bittencourt e CMS Mourão Filho: fornecerão, no dia 30, alongamento, circuito funcional e orientações sobre o câncer de mama.


CAP 5.3 (Santa Cruz):
- CF Ernani Braga: no dia 8, a unidade vai promover uma caminhada, além de ações educativas sobre a importância do autoexame e do preventivo. 

Fonte SMS RJ

0 comentários: