sábado, 13 de agosto de 2016

Levantamento de Peso faz bem à saúde, mas deve ser feito com acompanhamento profissional


Infelizmente para o atleta armênio Andranik Karapetyan, a disputa por uma medalha olímpica na categoria de 77 kg do levantamento de peso teve um fim bastante doloroso. Andranik quebrou o braço esquerdo no momento em que levantava 195 kg. A cena, que não foi fácil de assistir , não é tão comum, mas mostra que é preciso cuidado nesse tipo de exercício. O levantamento de peso é um esporte que traz benefícios à saúde, porém é preciso ser praticado com responsabilidade.

“Foi uma fatalidade da prova. É muito raro achar atletas que sofrem esse tipo de lesão até porque tem preparo e cuidado, a musculatura geralmente é forte, está preparada para fazer aquele movimento. Pode ter sido o peso a mais pra vencer a competição, um descuido como qualquer um que podemos ter no dia a dia”, explica o professor de educação física e preparador físico, Gleisel Andrade da Silva.


O levantamento de peso surgiu como uma forma simples de provar quem era o mais forte. Mesmo não entrando como esporte nos Jogos da Grécia Antiga, os exercícios eram praticados principalmente como forma de preparação para outras modalidades. Ainda hoje, ele não é exclusivo de atletas que competem por medalhas, mas está bastante inserido na nossa rotina diária, sendo praticado por todos.

Como atividade física direcionada, o levantamento de peso está presente na musculação, na ginástica funcional e até no popular crossfit. Nas academias, o levantamento de peso é conhecido também como treino com carga. Fortalece os músculos, contribui para o ganho de massa magra, para a redução do percentual de gordura do corpo, melhora o condicionamento físico, a postura, flexibilidade, além de contribuir para ajudar nas atividades do dia a dia que exigem força como subir ou descer escadas e levantar da cama de manhã. Porém, mesmo tão naturalmente inserido no cotidiano, é extremamente importante que não seja feito de qualquer forma.

“Qualquer forma que escolher de atividade física, você pode ter benefícios, mas é fundamental que você respeite alguns limites e para determinar qual é o seu limite, você precisa de uma ajuda profissional”, explica a preparadora física Luana Nogueira, que também alerta para o risco de copiar o treino do colega e treinar sem orientações específicas.

Para Luana Nogueira, o início com acompanhamento evita lesões de qualquer tipo e permite crescer com a prática de forma segura. “É preciso identificar limites e para isso cada pessoa deve trazer o seu histórico: já fez exercícios, não fez, que exercícios... tudo isso vai ajudar a construir a forma de se exercitar para ser direcionado para a melhora da saúde e seus objetivos”, reforça. Lembrando que o treino melhora toda a capacidade física e à medida que quem o pratica se aperfeiçoa no exercício, a sua capacidade vai aumentando e os desafios crescem. Começar de forma segura, com a postura certa evita lesões de qualquer tipo.

O levantamento de peso também pode contribuir para a prevenção de alguns problemas. Letícia Nascimento, 35 anos, por exemplo, interrompeu o hábito de caminhar quando começou a sentir dores nos calcanhares. Depois de visitar o médico, ela descobriu que o incômodo era uma inflamação. Além de tratar o problema com medicamentos, ela começou a seguir outra recomendação médica: fazer exercícios para fortalecer a musculatura do calcanhar. “Para a minha surpresa, meu médico me orientou o levantamento de peso, mas aquele que a gente faz com a perna, sabe?! Aquele exercício que você senta na cadeira e levanta o peso com a coxa , subindo e descendo o calcanhar”, conta. O caso da Letícia mostra que cada vez mais os exercícios estão sendo opções para o tratamento de doenças e lesões específicas.

“Existem treinos de membros inferiores com carga que contribuem para a saúde como os que são feitos com os braços. Alguns deles são o LegPress, Leg45, agachamento com barra e afundo, exercícios conhecidos na academia muito importantes para o funcionamento do corpo”, detalha Luana.

Ainda é preciso observar nos exercícios de levantamento de peso a forma correta de executá-los. Sem a orientação de um profissional, o praticante corre risco de, ao invés de colher os benefícios da atividade, adquirir lesões sérias, podendo até provocar uma lesão grave irreversível.

Fonte: Blog da Saúde

0 comentários: