quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Clodoaldo Silva: “O esporte melhorou minha qualidade de vida e elevou a minha auto estima”

A natação faz parte dos Jogos paralimpicos desde 1960 e é uma das modalidades que mais reúne atletas na disputa pela medalha de ouro. No início, apenas atletas com lesões medulares podiam participar das provas. Atualmente outras deficiências físicas, visuais e intelectuais são permitidas para que mais atletas fossem incluídos.

No total, o Brasil já conquistou 83 medalhas em Jogos Paralímpicos na natação, sendo 28 de ouro, 27 de prata e 28 de bronze. É a segunda modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil nos Jogos, atrás apenas do atletismo. 

Entre os destaques da natação brasileira está Clodoaldo Silva. O atleta  nasceu com paralisia cerebral, o que comprometeu os movimentos das pernas e a coordenação motora. Limitações que não impediram Clodoaldo a conhecer o esporte para se tornar uma das principais referências brasileiras nas piscinas.
A primeira paralimpíada de Clodoaldo foi em Sidney, em 2000, e lá o atleta garantiu para o Brasil três pratas e um bronze. Nos Jogos Paralímpicos seguintes, em Atenas (2004), o Brasil conseguiu um grande destaque nas provas de natação com sete medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Seis das medalhas de ouro foram conquistadas por Clodoaldo. Além das medalhas, manteve quatro recordes mundiais, cinco paralímpicos e 11 para pan-americanos.  Em 2005, foi reconhecido pelo Comitê Paralímpico Internacional como melhor atleta paralímpico do mundo.

Hoje, aos 37 anos, Clodoaldo acumula 19 medalhas em pan-americanos,  sendo 13 ouros e seis pratas. Para o atleta, a atividade física contribuiu para o bem estar e segurança não só na piscina, mas em outros aspectos da rotina. 

“ O esporte melhorou muito a minha qualidade de vida, elevou a minha autoestima Se hoje eu sou uma pessoa mais confiante dentro da água e fora dela, é graças a uma atividade física”, afirma Clodoaldo.

O nadador brasileiro também fará parte dos Jogos Paralímpicos 2016 deste ano. Não perca as competições! Se inspire  no exemplo de superação do  Clodoaldo! Assista o vídeo do depoimento do atleta para o Blog da Saúde:



Fonte: Blog da Saúde.

Entenda quais são as categorias da natação paralímpica e as regras da disputa que já começa nesta quarta-feira (7) no Rio de Janeiro.



0 comentários: