sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Cofen adere a campanha contra o câncer de mama

A fachada da sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, recebeu nesta quinta-feira (6/10) um laço rosa, símbolo internacional do combate ao câncer de mama. A campanha de conscientização Outubro Rosa destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, primeira causa de mortes por câncer entre as mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Descoberto precocemente, o câncer de mama tem alta probabilidade de cura. A Enfermagem tem um papel importante no tratamento da doença, tanto nos procedimentos técnicos quanto no cuidado humanizado, fundamental para pacientes fragilizadas pelo diagnóstico e pelos efeitos do tratamento. O câncer de mama afeta não apenas a saúde, mas também a autoestima das pacientes.

Os programas de saúde para o controle da doença têm enfatizado o atendimento multiprofissional. Conheça ações desenvolvidas pelos enfermeiros no rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, que atinge anualmente 57 mil pessoas no Brasil.

Histórico – O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Em 1997, o mês de outubro foi escolhido por entidades de diversas cidades americanas como marco para as ações contra doença. A campanha ganhou o mundo e chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

A iluminação tornou-se um dos marcos da campanha. O Congresso Nacional, diversos órgãos públicos e instituições estão colorindo sua fachada com luz rosa. Acesse o passo-a-passo aqui para iluminar a fachada do sua entidade.

Fonte: Ascom - Cofen

0 comentários: