quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Ações marcam no Rio o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) apresentaram nesta quarta-feira, 30 de novembro, no Palácio da Cidade, a campanha "Teste, Trate, Viva Melhor", que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a ser celebrado no dia 1º de dezembro. Oito prédios ou monumentos da cidade serão iluminados na cor vermelha e as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) reforçarão as ações de orientação e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a oferta do teste para detecção de HIV e sífilis.

Entre os dias 1° e 3 de dezembro, a campanha "Teste, Trate, Viva Melhor" será realizada nas unidades de saúde. A iniciativa, em sua sexta edição, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da testagem e prevenção contra o HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. A campanha quer incentivar os cidadãos a conhecer seu estado sorológico, pois quanto antes detectado o HIV, melhores são as possibilidades de tratamento e de qualidade de vida.

Os testes gratuitos para HIV e sífilis estão disponíveis em todas as 227 unidades de Atenção Primária da cidade. Além dos exames, são prestados aconselhamento e informações sobre as formas de transmissão e de prevenção, com abordagem de questões relacionadas aos riscos de infecção por contato sexual ou não. Preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante serão distribuídos na campanha. Por ano, são distribuídos 25 milhões de preservativos no Rio. De 2011 a 2015 foram realizadas 412.831 testagens de HIV e sífilis apenas durante as cinco edições da Semana Carioca de Prevenção.

"Com a ampliação da rede de Atenção Primária do município, aumentamos o acesso da população ao serviço de saúde e, com isso, também ao tratamento e prevenção de doenças como a AIDS e a sífilis. Hoje, todas as unidades de Atenção Primária fazem a testagem para as duas doenças durante todo o ano, e quanto mais cedo a pessoa descobre que tem o vírus, mais cedo inicia o tratamento e os cuidados para evitar a transmissão", disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, acrescentando que, nos dias da campanha, mais de mil profissionais de saúde estarão empenhados nas atividades e na realização das testagens.

Todos os que desejarem realizar os testes podem procurar as unidades de saúde da Prefeitura do Rio na quinta (1º/12) e sexta-feiras (2/12), das 8h às 20h, e no sábado (3/12), das 8h às 12h, portando documento de identidade. Os resultados estarão disponíveis em 10 dias na unidade onde foi realizada a coleta ou pela internet. Para saber a unidade de saúde mais próxima de sua casa, basta entrar no site: http://www.rio.rj.gov. br/web/sms/onde-ser-atendido.

Em caso de resultado positivo, uma equipe de saúde estará preparada para orientar sobre o tratamento e tirar dúvidas. Durante todo o ano o teste pode ser feito em todas as unidades de Atenção Primária. O paciente receberá orientações e uma solicitação de alguns exames para o acompanhamento de seu caso.

"O Ministério da Saúde divulgou hoje uma estimativa de que 112 mil pessoas no Brasil vivem com o vírus da AIDS, mas desconhecem que são soropositivas. Por isso, precisamos sempre fazer essas campanhas para alertar sobre a importância da testagem, para que as pessoas não transmitam o HIV por não saberem que são portadoras", afirma Carlos Tufvesson, coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio.

Outra grande ação realizada pela "Teste, Trate, Viva Melhor" será a ampla divulgação da PEP (Profilaxia Pós-Exposição), uma forma de evitar a infecção pelo HIV em caso de acidentes, tais como o rompimento do preservativo, e deve ser feita em até 72 horas após a exposição ao risco.

Pelo sexto ano consecutivo, a CEDS se une à ONG Red, do cantor irlandês Bono Vox, para iluminar os oito prédios ou monumentos de vermelho nas noites dos dias 1º, 2, 3 e 4 de dezembro, para lembrar a luta contra a epidemia de Aids. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e a RioLuz. As construções que ganharão a iluminação especial são:

1 - Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova;
2 - Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo;
3 - Palácio da Cidade, em Botafogo;
4 - Praça Paris, na Glória;
5 - Praça Tiradentes, no Centro;
6 - Câmara Municipal, na Cinelândia;
7 - Arcos da Lapa, na Lapa;
8 - Cristo Redentor. 

Saiba mais aqui: https://globoplay.globo.com/v/5485403/

Fonte: SMS RJ

0 comentários: