segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

PROGRAMA ACADEMIA CARIOCA JÁ BENEFICIOU MAIS DE 110 MIL PESSOAS EM TODA A CIDADE

Implantado em 2009, o Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, já beneficiou 110.749 pessoas em 200 unidades de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde) em toda cidade, até novembro deste ano. As academias têm como objetivo facilitar o acesso às atividades físicas em associação aos cuidados médicos, e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações.

A presença do programa em todas as regiões da cidade é o resultado da expansão da Atenção Primária. Nas academias cariocas, os exercícios são sempre orientados por profissionais de educação física integrados às equipes de saúde. Além de ginástica em aparelhos, são promovidas atividades como caminhadas, alongamento, dança de salão, capoeira, ginástica laboral, atividades culturais, entre outras. Das 200 unidades onde o programa está presente, 121 contam com aparelhos de ginástica.

Os benefícios da atividade física associada aos cuidados médicos são percebidos no acompanhamento dos usuários. Dos alunos que já passaram pelo programa, 82% eram hipertensos, 29% diabéticos e 83% tinham excesso de peso. Sobre os efeitos fisiológicos e metabólicos e de risco cardíaco, 94% controlaram a pressão arterial, 78% diminuíram o peso corporal, 75% tiveram o índice de massa corporal (IMC) reduzido e 79% reduziram a circunferência abdominal.

Além disso, 78% dos participantes tomavam algum medicamento de uso contínuo para controlar as doenças crônicas ou comorbidades. Desses, 69% reduziram a dosagem da medicação, conforme orientação médica. E outros 19% puderam ter o uso do remédio suspenso pelo médico que os acompanhava.

A maioria dos usuários do Programa Academia Carioca é de idosos – 45%. A seguir vêm os alunos na faixa etária dos 45 aos 60 anos, com 27% do total. De 35 a 44 anos, são 13%, e os menores de 35 anos, 15%.

Fonte: SMS RJ

0 comentários: