quarta-feira, 17 de maio de 2017

Prefeitura alerta que campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 26

A campanha de vacinação contra a Influenza termina no próximo dia 26 e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a procura da população alvo pela imunização ainda está abaixo da expectativa. Até o momento, 838.522 doses foram aplicadas e a cobertura dos grupos prioritários está em 44,1%, quando a meta da prefeitura é alcançar 90%. A vacinação tem como objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus e é aplicada às vésperas do inverno, período de maior incidência da doença. É importante que as pessoas não deixem para se vacinar nos últimos dias da campanha, quando a tendência é de que as filas sejam maiores.

A imunização contra a gripe está disponível nas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha é voltada a idosos com mais de 60 anos, crianças com idades entre seis meses e quatro anos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, pessoas mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe.

Além dos grupos prioritários, também estão sendo vacinados doentes crônicos, mediante apresentação de prescrição do médico que acompanha o paciente, além de professores dos ensinos Fundamental, Médio e Superior das redes pública ou privada, que deverão apresentar comprovação da atividade profissional (contracheque, declaração, carteira funcional), além de presos e funcionários do sistema prisional. 

Entre os grupos prioritários, a pior cobertura até o momento (de apenas 24,5%) é a das crianças. Por isso, a SMS pede aos pais que não deixem de levar seus filhos às unidades de saúde. A vacina é segura e protege contra as complicações da gripe. Estudos demonstram que ela pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e, em aproximadamente 50%, as doenças relacionadas à Influenza. A adesão dos professores à campanha também é baixa: apenas 28 mil se vacinaram até agora, quando a estimativa é de imunizar 60 mil profissionais.

Para aqueles que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já as pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo, ou a algum outro componente da vacina, não devem se vacinar.

Para saber a unidade mais próxima de sua residência ou trabalho basta acessar o site da SMS. A consulta também pode ser feita através da Central de Atendimento da Prefeitura (telefone 1746). É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante da situação vacinal à unidade de saúde.

Fonte: SMS RJ

0 comentários: