segunda-feira, 10 de julho de 2017

Novo curso da UFMG qualifica gestores e profissionais que atuam na Atenção Domiciliar

Ser profissional ou gestor do SUS implica em tomar decisões importantes e, muitas vezes, solitárias. E é certo que elas serão mais acertadas quanto mais calcadas em base sólida de conhecimentos. Fatores como mudanças no perfil epidemiológico, demandas da população e disponibilidade de recursos tecnológicos norteiam as estratégias para implantação, monitoramento e avaliação da Rede de Atenção de Saúde do SUS.

Atenta ao impacto deste processo na qualidade da atenção prestada à população - em especial, no âmbito dos serviços de Atenção Domiciliar – a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, lança o curso Monitoramento e Avaliação de Serviço de Atenção Domiciliar. A ideia é preparar membros das equipes multiprofissionais que atuam no cuidado em domicílio do usuário da rede pública para o enfrentamento de seus desafios cotidianos.
As inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro de 2017, pelo site.

Segundo a coordenadora de Atenção Domiciliar, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon), profa. Maria Auxiliadora Christofaro, a criação e implementação de serviços de atenção domiciliar na Rede de Atenção à Saúde é uma das prioridades do SUS. “Nessa perspectiva, monitorar e avaliar os processos de gestão e de atenção à saúde ao tempo em que são imprescindíveis são desafios a serem incorporados como atividades inerentes aos processos trabalho em saúde”, explica.

Com carga horária de 45h, o curso tem como enfoque os fundamentos de monitoramento e de avaliação como instrumentos para tomada de decisão no processo de gestão de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Para isso, aborda os processos de análise de contexto e fundamentos para seleção e construção de indicadores para serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

São 3 mil vagas disponíveis, prioritariamente destinadas a gestores e profissionais de saúde de nível superior que integram equipes de atenção e apoio em Atenção Domiciliar do SUS.  Exige-se ainda que todos tenham cadastro no CNES. Interessados de outras categorias e áreas do conhecimento também podem acessar os conteúdos e obter a declaração de conclusão.

O aluno poderá navegar pelo curso de acordo com sua conveniência e disponibilidade até 30 de novembro. Concluída a avaliação final com resultado de, pelo menos, 60% dos pontos distribuídos, a declaração de conclusão é emitida online, em até uma semana após o término do curso.  

A qualificação é oferecida pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde e Universidade Aberta do SUS.

Mais informações: www.facebook.com/nesconufmg

Fonte: UNA-SUS/UFMG

0 comentários: