segunda-feira, 3 de julho de 2017

Sábado é o Dia D para vacinação contra a febre amarela

Sábado, 8 de julho, é o dia D de vacinação contra a febre amarela. Todas as mais de 200 unidades de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde estarão ofertando a vacina das 8h ao meio-dia. Apesar de não haver casos da doença na cidade, a mobilização terá como missão chamar a atenção da sociedade para a importância da vacinação como forma de prevenção, já que a virose está presente em outros municípios fluminenses e em estados vizinhos.

Do início do ano até agora, 1.470.581 pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela no município do Rio de Janeiro e a cobertura da população é de 27,2%. Desde o dia 27 de março, a Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina na rotina de imunização das unidades de Atenção Primária – clínicas da família e centros municipais de saúde. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h ao meio-dia.

A vacina da febre amarela não é recomendada para gestantes, idosos (60 anos ou mais), crianças menores de 9 meses e a pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovo e derivados. Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença neurológica, também não devem tomar a vacina. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.

A mobilização da sociedade para a vacinação contra a febre amarela foi discutida entre gestores municipais de saúde de diferentes regiões do estado, durante encontro convocado pela Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de traçar as medidas a serem adotadas nos municípios nesta nova fase da imunização no território fluminense. Desde o início do ano, o Estado do Rio está adotando uma série de medidas preventivas, com base na avaliação constante do cenário epidemiológico de cada região. Com a garantia de fornecimento de doses pelo governo federal, será possível fazer com que o RJ dê início à próxima etapa, garantindo a expansão da vacinação além das áreas com ocorrência da doença.

Atualização da caderneta de vacinação do adolescente

A vacina contra a febre amarela também está incluída, no município do Rio, na intensificação da atualização da caderneta de vacinação do adolescente, que começou no dia 19 de junho e vai até 21 de julho. Até o momento, somente na campanha de mobilização, 7.932 adolescentes já receberam a vacina que protege contra a doença.

A intensificação da atualização da caderneta de vacinação do adolescente é voltada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. São oferecidas vacinas que protegem, além da febre amarela, doenças como meningite C, HPV, tétano, difteria, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola. O objetivo da campanha é proteger o adolescente e o pré-adolescente precocemente contra essas doenças a que ele possa estar sujeito até a vida adulta. Em outras palavras, é vacinar no presente para proteger o futuro.

Na cidade do Rio de Janeiro, desde o início da mobilização, foram aplicadas 29.783 doses das seis vacinas disponíveis para os adolescentes, sendo: 14.841 da HPV; 5.329 da Meningo C; 1.184 da Dupla Adulto; 295 da Tríplice Viral; 202 da hepatite B, além das 7.932 contra a febre amarela. Sabe saber qual vacina o adolescente precisa tomar é importante levar ao posto de saúde a caderneta ou comprovante de vacinação, para que o profissional da sala de imunização verifique qual ou quais vacinas estão em aberto e são indicadas para cada caso.

0 comentários: