quinta-feira, 25 de junho de 2009

Influenza A (H1N1) : secretário de Saúde diz que não há motivos para pânico e condena a suspensão das aulas em escolas

Apesar da suspensão das aulas do Colégio Santo Inácio , que deixou 4.900 crianças em casa, do cancelamento da festa junina da Escola Parque , onde há uma criança infectada com gripe, e do fechamento de um posto de saúde em Friburgo por contaminação de um funcionário, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, diz que não há motivos para alarde. Em entrevista ao "RJTV", ele disse que a mortalidade da gripe suína é igual ou menor do que a de uma gripe comum que "não há por que ter pânico". Mas garante que o número de casos vai aumentar.

- Nós teremos um aumento do número de casos, no inverno. Está previsto e continuará aumentando. Quando a gente diz que está sob controle, é que não há, neste momento, um risco de mortalidade maior do que o de uma gripe normal e que todo o aparecimento de casos está dentro do sistema de notificação da vigilância de saúde do município e do país, de uma maneira geral. Então, está sob controle. Estamos com a doença mapeada no Brasil - diz Dohmann.

O secretário municipal de Saúde condena a suspensão das aulas nas escolas onde há casos de gripe suína.

- Se há um caso confirmado, quem teve contato com aquela criança deve se manter em quarentena domiciliar. Mas não há nenhuma necessidade de fechar as portas e interromper as atividades - garante ele.

Sobre os casos de morte por gripe suína em outros países, Dohmann afirma que toda gripe mata, basta a pessoa ser mais suscetível.

- A gripe comum também mata e mata, na maioria das vezes, por complicações respiratórias, pessoas suscetíveis, como idosos, crianças, pessoas com deficiência da proteção imunológica. São pessoas que, na maioria das vezes, já têm uma sensibilidade maior ao vírus - diz o secretário.

Dohmann explica ainda que os sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum. O que é determinante é saber se a pessoa esteve em contato com alguém com gripe suína - e esse contato deve ser menor do que dois metros de distância: quanto mais íntimo o contato, maior a chance de contaminação - ou se chegou de um país com número de casos importantes da doença.

- Quem não teve contato com ninguém com gripe suína ou não chegou do exterior certamente só tem gripe comum. Nós estamos agora no inverno. O número de casos de gripe aumentará. O fundamental é estabelecer um link entre os sintomas e a possibilidade de ter tido contato com o vírus da gripe suína.

O secretário esclarece também que quem contraiu a gripe suína na maioria das vezes ficará imunizado para novas contaminações. E recomenda que as pessoas com suspeita de contágio procurem um posto de saúde.




Fonte: O globo

0 comentários: