quarta-feira, 7 de abril de 2010

oficina de sensibilização em banco de leite humano.

No dia 26 de Março, a prefeitura do Rio de Janeiro reuniu diversos profissionais que atuam na atenção primária para uma oficina de sensibilização em banco de leite humano.

Nesse encontro, foi apresentado o projeto de implantação da Rede Municipal de Entrepostos de Leite humano. Hoje no Rio de Janeiro temos 5 maternidades que tem banco de leite.

A promoção do aleitamento materno é considerada uma das ações básicas para o pleno crescimento e desenvolvimento infantil, para a prevenção de doenças como diarréia e pneumonia e, conseqüentemente, tem grande impacto sobre a redução da mortalidade infantil. Além destas vantagens, o aleitamento materno vem sendo cada vez mais valorizado por sua capacidade de fortalecer o vínculo afetivo intrafamiliar, o retorno do peso materno aos valores de antes da gestação e a saúde da mãe.

Doar vida
Para ser uma doadora de leite, é preciso passar por um cuidadoso cadastramento que é feito no banco de leite do Hospital de Base, além de apresentar todos os exames pré-natais. É necessário que o próprio filho da mulher que vai doar esteja sendo amamentado. Na maioria das vezes, as mulheres que têm filhos prematuros continuam tirando leite para estimular a produção, mesmo que o bebê ainda não possa mamar. Nesse caso, o leite é armazenado para que possa ser doado.

Esse leite que é doado e distribuído para os bebês cujas mães não podem amamentar por qualquer motivo, passa por uma investigação muito rígida, assim como a saúde da doadora, para que a criança que vai receber o leite não corra nenhum risco.

Requisitos para doar leite

Para ter a garantia de que o leite é saudável, a doadora deve apresentar exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde, não fumar mais que dez cigarros ao dia, não tomar medicamentos incompatíveis com a amamentação e não usar álcool ou drogas ilícitas.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o mais recomendável é que a coleta do leite seja manual, para que haja menos chance de contaminação. Ela pode ser feita no próprio banco de leite ou em casa, sempre tomando alguns cuidados básicos de higiene, como usar lenço ou touca de banho nos cabelos na hora da coleta, usar máscara ou uma fralda de pano no rosto, evitar conversar, lavar as mãos e antebraços com água e sabão, manter as unhas curtas e limpas, desprezar os primeiros jatos de leite (cerca de 1 ml), usar recipiente esterilizado, de boca larga, guardar o leite coletado imediatamente no congelador e não encher demais o recipiente.

Acesse: http://www.redeblh.fiocruz.br

0 comentários: