quarta-feira, 7 de abril de 2010

População deve ficar alerta para doenças ligadas a alagamentos

Os moradores do Rio de Janeiro que não puderam evitar e tiveram que entrar em áreas de alagamentos devem ficar alertas para as doenças ligadas a enchentes, principalmente a leptospirose, a hepatite A e diarreias.

Segundo os médicos, quem entrar em contato com água de enchentes deve, assim que possível, tomar um bom e longo banho. “É importante lavar bem as mãos e o rosto”, orienta a infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Cláudia Stockler.

Depois, o mais indicado é esperar. “A pessoa só deve procurar um médico se adoecer. Antes, não há nada que se possa fazer”, afirma o médico Marcelo Buratt. Os sintomas podem aparecer dentro de um intervalo que vai de 48 horas a até 12 dias, dependendo do tempo de exposição à água contaminada e ao grau de concentração dos contaminantes.

Os sintomas da leptospirose em sua fase inicial são febre intensa e súbita, calafrios, dores musculares (principalmente na batata da perna), conjuntivite, incômodo com a presença de luz e dor de garganta. Em seguida, os sintomas melhoram, para depois voltarem na fase aguda piorados e acompanhados de pele amarelada e hemorragia.

As doenças de transmissão entérica têm como sintomas febre, diarreia, náusea, vômitos e dores ou desconfortos abdominais. A hepatite A traz sintomas parecidos e também pele amarelada e urina escura.

O aparecimento desses sintomas em uma pessoa exposta a enchentes vale uma visita a um posto de saúde.

E, atenção, não se automedique. “Mesmo remédios para náuseas ou diarreias podem agravar muito o caso. Ninguém deve tomar remédio por conta própria”, alerta Buratt.

0 comentários: