segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tomar medicamentos por conta própria pode causar graves doenças e até a necessidade de transplantes de órgãos

Jornal O GLOBO

Rio - Carca de 80 milhões de brasileiros se automedicam — quase a metade da população do País. Mas a prática é tão perigosa que, para se ter uma ideia, 50% dos transplantes de rins no Brasil se devem ao uso excessivo de anti-inflamatórios, segundo especialista da Universidade de São Paulo (USP). E 20% dos transplantes de fígado podem ser creditados ao mau uso de analgésicos.

“A pessoa pensa que pode tomar alguns remédios à vontade, já que não precisam de receita, e acaba deixando de ir ao médico. Quando vai, às vezes já é tarde. É para curar um problema mais grave”, afirma Manoel Jacobsen, professor de Neurologia da USP.

Ele também cita estudos internacionais dando conta de que o uso prolongado de analgésicos pode causar graves doenças e comprometer seriamente o organismo: “Estatísticas indicam que 20% dos transplantes de fígado nos EUA são causados pelo uso inadvertido desses medicamentos”

Segundo o presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Regional de Marília, Paulo Celso dos Santos, um dos medicamentos mais utilizados de forma inadequado é o anti-inflamatório. Vendido livremente em farmácias, alivia dores e, por isso, ganha adeptos da terceira idade.

“São remédios fortes, que causam lesões, retenção de líquidos, hipertensão, insuficiência renal e enfarte. Os idosos usam muito pois os medicamentos aliviam a dor. Eles chegam a ir ao médico só para pedir um anti-inflamatório”, diz.

Não à toa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que farmácias coloquem atrás dos balcões medicamentos isentos de prescrição médica, como analgésicos e antitérmicos. Mas as lojas têm conseguido, através de liminares na Justiça, manter os produtos ao alcance das mãos do consumidor. Segundo a Anvisa, isso estimula a automedicação.

A infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Ligia Brito lembra que os pacientes não podem começar nem interromper tratamento sem consultar médico. “Quando se para por conta própria, a doença volta. E bactérias e vírus se tornam mais resistentes, acabando com a eficácia do medicamento.”
PERIGOS DE CADA TIPO DE PRODUTO

ANTI-INFLAMATÓRIOS
Podem causar lesões arteriais, retenção de líquido, hipertensão, insuficiência renal e enfarte do miocárdio.

ANTIBIÓTICOS
Se usados sem prescrição, podem aumentar a resistência do organismo a bactérias, fazendo com que os problemas evoluam para doenças graves.

DIURÉTICOS E LAXANTES
Podem causar fraqueza, desidratação, hipotensão e arritmias. Não devem ser usados como emagrecedores.

ANALGÉSICOS
Não devem ser usados por mais de três dias sem prescrição médica. O uso prolongado pode mascarar doenças graves. Podem causar lesões no fígado e dores crônicas de cabeça.

VITAMINAS
Em excesso, também podem prejudicar o funcionamento do organismo. Nunca tome sem orientação médica.

SIGA ORIENTAÇÃO MÉDICA
Prescrições não devem ser reaproveitadas. Use o medicamento apenas durante o tempo recomendado e fique atento ao prazo de validade deles. Somente o médico pode avaliar se o tratamento deve continuar ou não.

RECEITAS CASEIRAS
Só devem ser usadas depois de avaliação médica. Não tome remédios receitados por amigos, familiares ou farmacêuticos. Não indique medicamentos para outras pessoas.

0 comentários: