domingo, 19 de dezembro de 2010

OFICINA SAÚDE NA ESCOLA

O Núcleo Regional de Gestão de Saúde na Escola e na Creche (NSEC) da CAP 2.1 esteve presente em nossa unidade na ultima quinta-feira, realizando uma oficina com o objetivo de sensibilizar a Equipe de Saúde da Família do Santa Marta sobre o Programa Saúde na Escola e na Creche.

Esteve presente Nair Almeida da CAP 2.1; Genaína Cardozo e Vladimir, educadores da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da CAP 2.1; Simone Louro, enfermeira do PSF da CAP 2.1; Nívea Castro, assistente social do serviço social da CAP 2.1 e Rosangela Frossard enfermeira DVS da CAP 2.1.

Logo de início foi realizado uma dinâmica para “quebrar o gelo” entre os participantes (dinâmica do copo e do barbante) onde se dividiu a equipe em grupos. Depois os grupos tiveram que responder algumas questões sobre o tema saúde escolar, e a partir daí desenrolou-se trocas de experiências, conhecimentos e novas idéias.
Justificar
O Programa Saúde Escolar (PSE) é um Programa de Promoção da Saúde, calcado na intersetorialidade e na participação da comunidade, por meio de redes sociais em que todos os envolvidos sejam atores ativos, capazes de exercer seu poder decisório e de controlar suas próprias condições de saúde e de vida.

O PSE mantém estreito laço com a atenção primária e priorizada a articulação das escolas e creches com a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Baseia-se na territorialidade: a dinâmica de cada território explicita o movimento dos sujeitos e das relações interpessoais, a partir dos desejos, sonhos e necessidades, rancores, frustrações e amorosidade que constroem o coletivo o coletivo comunitário.

O PSE luta por qualificar o acesso da comunidade escolar aos serviços de saúde, tendo nas equipes da ESF e Clínicas de Saúde da Família sua principal porta de entrada, conforme o Sistema Único de Saúde e, portanto, inserindo nos Territórios Integrados de Atenção a Saúde (TEIAS) e no Saúde Presente (SMSDC).

Vale lembrar que o PSF Santa Marta realiza atividades educativas continuas semanalmente nas instituições de nossa comunidade: Creche UNAPE, Creche Mundo Infantil, Creche Santa Marta e Reforço Escolar Maria-Marta.

0 comentários: