domingo, 19 de dezembro de 2010

UPP: prêmio para o melhor réveillon na laje


RIO - A tradicional festa do réveillon organizada nas areias da Praia de Copacabana vai ganhar uma rival "nas alturas" para disputar a atenção dos turistas e cariocas. A Secretaria estadual de Turismo, Esporte e Lazer vai premiar a melhor festa da virada organizada em lajes das 12 comunidades já ocupadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). No mês de novembro, o órgão vai promover, no Maracanazinho, um encontro com os moradores dessas comunidades para discutir os critérios e regras da disputa.

- No ano passado, uma das fotos mais famosas do réveillon mostrava a festa da virada na laje de uma casa no Pavão-Pavãozinho. Tenho certeza que público para curtir a festa nos mirantes naturais da cidade não vai faltar - disse a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.

Santa Marta vai ser palco de festival de jazz

Projetos para estimular o turismo em áreas pacificadas não faltam. Em outubro, os moradores do Santa Marta, em Botafogo, promovem o festival "Jazz nas cinco estações". Serão cinco dias de apresentações, em cinco diferentes pontos do morro.

- Músicos de renome internacional já confirmaram presença, como Leo Gandelman, Paulinho do Trompete e Jorge Mautner. Nosso foco é incentivar o turismo na região para gerar oportunidades de trabalho aos moradores - frisou Márcia.

Uma outra novidade para o Santa Marta é a exploração do ecoturismo através de uma trilha que começa próximo à sede da UPP e segue em direção ao mirante do Dona Marta. A secretaria de Turismo anunciou que vai treinar os guias e já encomendou marcadores para os turistas não se perderem nem danificarem a vegetação. A trilha vai ser incluída no mapa com os atrativos da área.

Desde a inauguração do projeto turístico de inclusão social, o Rio Top Tour, para organizar a visitação no Santa Marta, o local já recebeu 2.587 visitantes - a maioria estrangeiros. A demanda de turistas é tamanha que o Sebrae já estuda abrir uma nova turma de monitores para recepcionar os visitantes. A iniciativa é uma parceria entre o governo do estado, Sebrae, Ministério do Turismo e Investe Rio.

- A primeira turma tem 58 alunos e se forma agora em setembro. Em outubro, vamos treinar um novo grupo - conta o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta.

Guiando-se pelo cronograma da secretaria de Turismo, a próxima comunidade a receber o projeto do Rio Top Tour seria o Morro da Providência, em dezembro, mas a quantidade de turistas atraídos ao Morro do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, desde a inauguração do elevador há três meses, alterou os planos do órgão.

- O Pavão-Pavãozionho está recebendo uma média de 4,5 mil turistas por mês. Vamos ter que fugir do cronograma para receber estes visitantes da melhor forma. Já neste fim de semana, cinco monitores treinados e bilingues passarão a atuar nos acessos do elevador para receber este público. Eles trabalharão de segunda a segunda, das 8h às 18h - antecipou Márcia.

0 comentários: