segunda-feira, 9 de junho de 2014

SMS lembra importância do Teste do Pezinho

A Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (Acam – RJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma campanha nas unidades de saúde para lembrar a importância do teste do pezinho.


O exame, realizado gratuitamente, também identifica a fibrose cística. Conhecida como mucoviscidose ou doença do beijo salgado, a fibrose cística é uma doença genética, grave, ainda sem cura, que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino.

O teste do pezinho precisa ser feito entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. É realizado a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido e busca detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar lesões irreversíveis para a criança. Trata-se de um procedimento
simples e sem riscos.

Apesar do nome “Teste do Pezinho”, é possível que, em alguns locais, o sangue seja coletado do braço do bebê. Acredita-se que no braço a “picada” seja menos dolorosa.

Um resultado normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas. O teste não diagnostica, por exemplo, a Síndrome de Down. No Rio de Janeiro, as doenças que podem ser diagnosticadas são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística.

Todas as Clínicas da Família e Postos da Saúde estão aptos a fazer o teste. Na Clínica de Família, os pacientes podem fazer planejamento familiar, teste do pezinho e acompanhamento de pré-natal, além de consultas médicas e odontológicas e exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos e vacinação. O teste do pezinho é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê. Não deixe de fazer!

Fonte: SMS

0 comentários: