quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

CIDADE CHEGA AOS 70% DE COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E CUMPRE META DA GESTÃO

Com a inauguração de mais uma clínica da família, a 114ª da cidade, a Prefeitura alcançou nesta quarta-feira, 28 de dezembro, a meta de cobertura de 70% da população pela estratégia de saúde da família. Em 2009, no início da gestão, apenas 3,5% dos cariocas eram beneficiados. Neste período, o Rio foi o município responsável por mais da metade de todas as equipes de saúde da família criadas no país e mais de 4 milhões de pessoas foram inseridas no sistema de saúde. A nova unidade fica em Engenheiro Leal, na Zona Norte.

"Hoje completamos a marca de 70% de cobertura, que era a nossa meta. Cumprimos a nossa missão, de deixar para a cidade um sistema de saúde mais estruturado", comemora o secretário de saúde, Daniel Soranz. A Clínica da Família Mestre Molequinho do Império conta com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal e beneficia 18 mil moradores da comunidade da Serrinha. O investimento foi de R$ 5,2 milhões e a unidade está localizada na esquina das ruas Iguaçu e Zélia. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 12h.

A nova clínica da família conta com consultórios, sala de procedimentos e exames laboratoriais, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, sala de saúde da mulher, sala de saúde da criança, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes. Nas clínicas da família, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de
uma grade de 208 itens da Atenção Primária.

O nome da nova clínica é uma homenagem a um dos fundadores do Império Serrano, Sebastião de Oliveira, o Mestre Molequinho, que faleceu em 2014, aos 93 anos. Irmão de Tia Eulália e Tia Maria, do Jongo da Serrinha, era presidente de honra da verde-e-branco de Oswaldo Cruz e Madureira, no Subúrbio do Rio, desde 1978. Foi enredo do bloco Prazer da Serrinha, em 2003. A história de Molequinho se confunde com a da própria Império Serrano, uma dissidência da escola de samba Prazer da Serrinha. Presidente da agremiação em 1959 e no biênio 1969/70, teve seu nome inscrito num dos azulejos que adornam as paredes da entrada da quadra da escola de samba.

A Clínica da Família Mestre Molequinho do Império faz parte da Área de Planejamento (AP) 3.3, que compreende os bairros de Acari, Anchieta, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Coelho Neto, Colégio, Costa Barros, Deodoro, Engenheiro Leal, Guadalupe, Honório Gurgel, Irajá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna, Quintino Bocaiuva, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos e Vista Alegre.

Fonte: SMS RJ 

0 comentários: