quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

VACINA CONTRA HPV JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA MENINOS NAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

Já está disponível, em todas as unidades de Atenção Primária do município do Rio (clínicas da família e centros municipais de saúde), a vacina contra o vírus HPV para meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar em torno de 8 mil meninos por mês, totalizando mais de 97 mil até o fim de 2017. Outra vacina incluída a partir deste ano no calendário de vacinação e já disponível na rede municipal protege contra a bactéria da meningite tipo C e é voltada para adolescentes de ambos os sexos, também na faixa etária dos 12 aos 13 anos.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. Para as meninas, a vacinação contra o vírus – atualmente voltada para as garotas de 9 a 14 anos – começou em 2014, quando foram aplicadas 231.641 doses. Para os meninos, a imunização começa na faixa etária de 12 a 13 anos e será ampliada gradativamente até 2020, quando estarão incluídos os garotos de 9 até 13 anos. A definição da faixa etária visa proteger os adolescentes antes do início da vida sexual e, portanto, antes de terem contato com o vírus, garantindo assim maior eficiência da imunização.

O esquema vacinal contra o HPV para os meninos é de duas doses, a serem aplicadas num intervalo de seis meses. Portadores do vírus da Aids terão um esquema diferenciado e, para isso, os pais precisam apresentar no posto de vacinação a prescrição de seu médico, para que seja feito o acolhimento indicado. O principal objetivo da vacinação dos meninos é a prevenção dos cânceres de pênis, garganta e ânus e das verrugas genitais, diretamente relacionados ao HPV, além de reduzir a transmissão do vírus para as parceiras, colaborando assim com a redução do câncer de colo de útero nas mulheres.

A vacina disponibilizada é a quadrivalente, a mesma já oferecida para as meninas, e que protege contra quadro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para aqueles que seguirem corretamente o esquema vacinal. Para a produção da vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde promoveu Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o Butantan.

Até 2018, a produção da vacina HPV deverá ser 100% nacional. Já a vacina Meningo C, também incluída no calendário de vacinação do adolescente este ano, tem como principais objetivos reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe e garantir reforço na imunidade dos adolescentes que foram previamente imunizados na infância.

O esquema vacinal prevê dose única na faixa etária de 12 a 13 anos, e a previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de que cerca de 193 mil adolescentes de ambos os sexos sejam imunizados em 2017.

Fonte: SMS RJ 

0 comentários: