DE UMA FORMA BEM SUCINTA EU VOU TENTAR DIFERENCIAR A ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM DA EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM COM MINHAS PRÓPRIAS PALAVRAS.
A evolução de enfermagem é uma forma de avaliar as mudanças no prognóstico do paciente baseado nos sinais e sintomas do paciente bem como nos seus diagnósticos medico e de enfermagem.
Antes de confundir evolução de enfermagem com anotação de enfermagem temos que ter em mente que o enfermeiro também faz anotação de enfermagem, ele relata os acontecimentos diários com o paciente, exames que ele realizou, intervenções necessárias, procedimentos como passagem de sondas e cateteres, realização de curativos etc.
Muitos confundem também o histórico de enfermagem com a evolução de enfermagem, e acham que quando o paciente chega no pronto socorro, referindo algum sintoma, o mesmo terá que ser evoluído...
Não, isso se chama histórico, e sim, o histórico deve conter tudo, o máximo de informações possíveis, tanto de sinais e sintomas, quanto de relatos verbais do paciente e da família, já a evolução de enfermagem é mais focada no problema do paciente, nela não precisa dizer que o paciente têm uma cabeça normocefálica ou ausência de visão desde a infância ou ausência do membro inferior direito, informações que não acrescentarão em nada na evolução, pois são coisas imutáveis, a evolução de enfermagem deve ser focada,
direcionada e bem objetiva no problema do paciente, na avaliação da melhora ou piora do quadro após as intervenções prescritas.
O ato de evoluir um paciente requer do enfermeiro uma gama de conhecimentos sobre a sua patologia. Saber focar o exame físico e as intervenções é uma tarefa difícil porém útil para não se perder tempo com informações supérfluas que não mudarão o prognóstico do paciente.
Outra coisa muito importante são os diagnósticos de enfermagem... de que adianta levantar 50 diagnósticos de enfermagem diferentes sendo que apenas dois ou três poderão ter intervenções importantes que mudarão o prognóstico do paciente?
Bom pessoal, pensem nessas coisas que eu escrevi, vamos começar a mudar a forma de avaliar o paciente e mostrar nossos conhecimentos adquiridos...
SE VOCÊ TIVER ALGUMA SUGESTÃO, CRÍTICA OU QUISER DAR A SUA OPINIÃO É SÓ POSTAR UM COMENTÁRIO ABAIXO.
Fonte: Enfermagem Saudável
0 comentários:
Postar um comentário